A Telefônica está enfrentando uma nova pane em sua rede dedo serviço de banda larga Speedy, mas desta vez, segundo alega a operadora, os problemas que têm causado dificuldades de conexão e navegação aos clientes do serviço desde segunda-feira à noite, 6, se deve a ataques de hackers.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 9, a operadora afirma que "nos últimos dias parte da sua infraestrutura que dá suporte ao acesso à internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que geraram dificuldades de navegação em páginas da internet aos clientes".
Segundo a Telefônica, essas ações desestabilizaram os servidores DNS (serviço de nome de domínio), que torna possível que qualquer computador encontre o endereço IP de um website em questão de segundos. Essas ações externas (leia-se, ação de hackers) caracterizam-se pela criação artificial de um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS.
"Essa ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram junto com as solicitações legítimas, gerando dificuldades de navegação em páginas da internet (portais, websites etc.)", afirmou a operadora.
A empresa informa ainda que comunicou o fato às autoridades para investigarem a autoria e motivação dessas ações e tomar as medidas cabíveis.
De acordo com especialistas de segurança em internet, a pane pode ter sido causada por uma falha na rede de segurança da operadora, já que seu sistema de prevenção à intrusão (IPS) pode não ter sido capaz de conter os ataques.
Especialistas ouvidos pela reportagem de TI INSIDE Online observaram que, em alguns casos, quando o número de solicitações de endereços IPs falsos enviados aos servidores de DNS ultrapassa cerca de três vezes o limite do sistema de proteção, este acaba por sucumbir e "segurar" apenas o seu limite ou deixa passar todas as solicitações, sobrecarregando a rede.
Todos os especialistas, no entanto, fizeram questão de enfatizar que, como não conhecem a rede da Telefônica em detalhes, o problema pode ter uma dimensão muito maior do que se imagina.
Segundo o Procon-SP, os assinantes deverão ser ressarcidos pelo tempo em que ficarem sem poder acessar o serviço, e informa que as pessoas com problemas de conexão podem registrar suas queixas no órgão. O Procon diz que enviou uma solicitação à Telefônica pedindo esclarecimentos sobre as reclamações dos consumidores.
Até porque, alguns clientes sequer conseguiram ser atendidos pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor da Telefônica. "O pior foi a central de relacionamento ficar 'desativada' ontem [quarta-feira, 8]. Tentei entrar em contato durante aproximadamente duas horas, a partir das 21h, mas sem sucesso", comentou o consumidor Alessandro Almeida, no site de TI INSIDE Online.
- Nova pane