A venda de publicidade on-line nos Estados Unidos deve fechar este ano com queda de 5%, de acordo com previsão do relatório de análise de mídia Screen Digest. A projeção tem como base o desempenho do setor no ano passado. Enquanto o crescimento geral das vendas de anúncios on-line foi de 10% nos três primeiros trimestres de 2008, o último trimestre apresentou uma queda expressiva, com alta de apenas 2,6%.
O relatório, baseado no estudo do Interactive Advertising Bureau (IAB) sobre o mercado de publicidade na internet nos EUA, mostra que a área não está imune aos efeitos da crise econômica mundial. O crescimento geral de 8% em 2008 é preocupante, de acordo com o Screen Digest, frente aos crescimentos de 26% em 2006 e 31%, em 2007.
Apesar disso, o relatório conclui que a queda seria ainda maior se não fosse pelos bons números da publicidade em vídeos on-line, que praticamente dobrou de 2007 para 2008. O Screen Digest estima que as vendas de anúncios em vídeos na internet tenham atingido US$ 1,2 milhão em 2008, crescimento de 64% em relação ao ano anterior.
A publicidade em mecanismos de busca, que até o terceiro trimestre do ano passado, se mostrava blindada aos efeitos da recessão mundial, acompanhou a rápida desaceleração da economia no último trimestre e teve um crescimento relativamente baixo. A análise trimestral anual feita pela IAB mostrou que, em 2008, o setor foi de um crescimento de 31% no primeiro trimestre para 13% no último.
O relatório do Screen Digest conclui que, à exceção do setor de vídeos, todas as categorias de publicidade on-line apresentarão queda neste ano. De maneira geral, o setor verá um declínio de 5%, conseguindo se estabilizar apenas em 2010.
- Efeito da crise