O Facebook, maior rede social do mundo, selou acordo para compra do Instagram, a popular plataforma de compartilhamento de fotos via dispositivos móveis. A transação envolve US$ 1 bilhão em dinheiro e ações. Segundo o jornal The New York Times, trata-se, de longe, da maior aquisição do Facebook até o momento. A iniciativa deverá fortalecer os músculos da rede de relacionamentos no terreno da mobilidade.
O Instagram é uma rede social que permite aos seus usuários, além de compartilhar fotos, acrescentar efeitos criativos às mesmas, por meio de filtros e outros recursos. Os amigos dos usuários também podem "curtir' as imagens e fazer comentários.
Com pouco mais de dois anos em operação, a plataforma já atraiu cerca de 30 milhões de usuários, número que deverá saltar significativamente com a versão para o sistema operacional Android, lançada há poucos dias. Antes, o serviço estava disponível apenas para iPhones.
O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, comemorou a aquisição em sua página na rede. "Por anos, focamos na construção de uma melhor experiência para compartilhar fotos com amigos e família. Agora, seremos capazes de trabalhar ainda mais estreitamente com a equipe do Instagram, para oferecer as melhores experiências no compartilhamento de belas fotos móveis com pessoas, com base em seus interesses", diz ele.