Terceira varejista do mundo testa modelo de social commerce para venda de vinhos

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As dúvidas que prevalecem entre especialistas de marketing e vendas sobre o potencial de uso das redes sociais para comércio eletrônico, o chamado s-commerce, aparentemente não são unanimidade em meio a grandes varejistas.

Ao menos é o que demonstra a última iniciativa nessa área da gigante Tesco, grupo de origem britânica que ocupa a terceira posição no ranking mundial, por receita, do segmento, atrás apenas do norte-americano Walmart e do francês Carrefour.

A Tesco lançou um modelo inovador de comércio eletrõnico de vinhos que dá poder aos compradores permitindo que os mesmos usem mídia social para derrubar o preço dos produtos.A tecnologia usada no novo site Tesco Wine Co-Buys é o software de social commerce Buyapowa.

A palavra-chave no modelo adotado pela Tesco é "co-buy", ou cocompra (veja vídeo abaixo, em inglês). Significa que os consumidores podem se unir para escolher vinhos e, juntos, comprar o produto a granel, a preços promocionais.

Os potenciais compradores informam o preço máximo que estariam dispostos a pagar e recrutam amigos em suas redes de relacionamento, para que também se inscrevam.

Quanto maior o número de novos inscritos gerados pelo compartilhamento, maior o desconto que obtêm no preço dos vinhos. Além disso, o comprador que atrair mais cocompradores ganha como brinde uma caixa de vinho.

Alguns analistas acreditam que apostas como essa, pelas dimensões da varejista, podem funcionar como combustível para impulsionar outras experiências capazes de consolidar o modelo de comércio eletrônico baseado em redes sociais. Mas só o tempo dirá se a iniciativa da Tesco atingirá esse nível de sucesso

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