O Grupo ABI, antigo Allied Irish Banks, produzia mais de 100 relatórios diferentes todas as noites. O departamento de cartão de crédito isoladamente preenchia oito caixas de papelão por dia com documentos e, para distribuí-los aos outros departamentos da instituição, era preciso uma equipe de seis funcionários. Com base nesse cenário, o Grupo decidiu implantar um projeto de governança da informação, cuja meta era reduzir o consumo de papel em 80% e substituir a distribuição física de relatórios por um sistema de visualização on-line.
Segundo John Smith, gerente de serviços do AIB, a expectativa com o projeto foi superada. "Conseguimos praticamente eliminar o uso do papel, chegando a uma economia de 95%." Porém, a digitalização dos documentos transformou o alto volume de papéis em um alto volume de terabytes e o banco precisava ser capaz de fornecer informações a clientes, parceiros e acionistas com agilidade e no formato correto. Questão solucionada pelas ferramentas inteligentes de governança da informação. "O acesso aos dados foi facilitado e tem contribuído para o aumento da produtividade do banco", destaca o gerente.
O Grupo AIB é umas das maiores organizações de serviços bancários e financeiros da Irlanda. Tem sede em Dublin e 370 filiais no mundo que somam 14 mil funcionários. O projeto de governança da informação é composto por soluções distribuídas no Brasil pela Poly IT Solutions.