A importância da certificação da empresa sustentável

0

As empresas que assumem o compromisso de adotar práticas sustentáveis carregam consigo não apenas a responsabilidade de implantar as mudanças necessárias: elas têm que mantê-las e melhorá-las. As variáveis inerentes às práticas ESG (sigla em inglês para aspectos ambientais, sociais e de governança) tornam as decisões cada vez mais interdependentes, e a forma de integrar cada dimensão requer bons indicadores, responsáveis por posterior reconhecimento por meio das certificações.

Um genuíno envolvimento das pessoas é peça-chave nessa dinâmica. Com uma diretoria participativa e colaboradores conscientes sobre as partes do processo que lhes cabem, é possível orientar o negócio para a agenda ESG e, ao mesmo tempo, preservar a motivação em níveis elevados. É nesse movimento que a cultura da empresa também se transforma, com a contratação de profissionais alinhados à ideia e com a permanente oferta de treinamentos.

O desafio de perenizar as práticas ESG exige bons métodos, que resultem em avanços concretos e em transparência de indicadores. Por isso, os sistemas implementados devem estar de acordo com a realidade da empresa e, também, alinhados a requisitos sólidos.

Não se pode esquecer de que minimizar impactos ambientais e sociais de uma operação corporativa inclui investimento em inovação. Por isso, cada empresa deve se preparar com planos que atendam às exigências dos novos tempos — também em termos de competitividade — e que sejam coerentes com sua realidade particular. Sempre lembrando que as métricas e parâmetros que servem de régua para a atuação sustentável da empresa estão em constante atualização.

É nessa direção que estamos seguindo na VetBR. Acabamos de conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Bronze da Ecovadis, uma das maiores certificadoras do mundo. Na avaliação deste ano, superamos nossa pontuação de 2021 nos quesitos ética e meio ambiente. Criamos códigos de ética e canais de denúncia no portal institucional, promovemos a capacitação de colaboradores, e recentemente também obtivemos a certificação ISO 14001 por nossa gestão ambiental estratégica.

O desenvolvimento das empresas sustentáveis é pavimentado em diferentes esferas. Nesse caminho, estratégias são consolidadas, testadas e aperfeiçoadas. É um processo de amadurecimento, que requer reavaliação de sistemas implementados, capacidade de execução e comprometimento. Tudo para contribuir com o futuro melhor que todos queremos.

Antonio Fontes Machado, CEO da VetBR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.