Baixo número de PCs e internet lenta são barreiras para uso de TIC nas escolas

0

A infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação presente é considerada pelos profissionais da educação com fator limitante para o uso efetivo de tecnologias de inclusão digital pelos alunos, sendo considerada insuficiente para atender a demanda destes. Essa é a conclusão de estudo realizado pela CGI.br, batizado de TIC Educação 2010.
De acordo com o relatório, atualmente 81% das escolas públicas urbanas possuem um laboratório de informática, mas apenas 52% têm um monitor instalado no local. Apesar da pesquisa apontar que 100% das escolas têm ao menos um computador e 93%, acesso à internet, o número de PCs conectados e a baixa velocidade são considerados empecilhos para a maior integração de TICs à educação. Em média, cada escola tem 24 computadores instalados, mas apenas 18 em funcionamento. O número é bem aquém de suprir a demanda, já que a média é de 800 alunos por escola.
Diante disso, 77% dos professores das escolas públicas pesquisadas disseram que o número insuficiente de PCs por aluno é um limitante para o uso de TIC nas instituições, enquanto que 69% citaram que o baixo número de computadores conectados também é uma barreira. Além disso, apesar do estudo mostrar que 86% das escolas públicas têm conexão à internet em banda larga, 67% dos professores afirmaram que a baixa velocidade de conexão é uma barreira à melhor utilização de TIC pelos alunos.
A pesquisa foi realizada no ano passado e englobou entrevistas com 1.541 professores, 4.987 alunos, 487 diretores e 428 coordenadores pedagógicos de 497 escolas públicas do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.