A infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação presente é considerada pelos profissionais da educação com fator limitante para o uso efetivo de tecnologias de inclusão digital pelos alunos, sendo considerada insuficiente para atender a demanda destes. Essa é a conclusão de estudo realizado pela CGI.br, batizado de TIC Educação 2010.
De acordo com o relatório, atualmente 81% das escolas públicas urbanas possuem um laboratório de informática, mas apenas 52% têm um monitor instalado no local. Apesar da pesquisa apontar que 100% das escolas têm ao menos um computador e 93%, acesso à internet, o número de PCs conectados e a baixa velocidade são considerados empecilhos para a maior integração de TICs à educação. Em média, cada escola tem 24 computadores instalados, mas apenas 18 em funcionamento. O número é bem aquém de suprir a demanda, já que a média é de 800 alunos por escola.
Diante disso, 77% dos professores das escolas públicas pesquisadas disseram que o número insuficiente de PCs por aluno é um limitante para o uso de TIC nas instituições, enquanto que 69% citaram que o baixo número de computadores conectados também é uma barreira. Além disso, apesar do estudo mostrar que 86% das escolas públicas têm conexão à internet em banda larga, 67% dos professores afirmaram que a baixa velocidade de conexão é uma barreira à melhor utilização de TIC pelos alunos.
A pesquisa foi realizada no ano passado e englobou entrevistas com 1.541 professores, 4.987 alunos, 487 diretores e 428 coordenadores pedagógicos de 497 escolas públicas do Brasil.
- Empecilho