Confaz autoriza estados a não cobrarem multas de ICMS de operadoras

0

O convênio do Confaz n. 81 celebrado na última sexta, 5, autoriza 17 estados a não cobrarem as multas e juros decorrentes do não pagamento do ICMS relativo a serviços de telecomunicações. O convênio vem no momento em que a GVT negocia com secretarias de fazenda estaduais débitos relativos ao ICMS. A companhia não recolhe o ICMS sobre o valor integral da fatura porque entende que parte dela é aluguel de infraestrutura e, por isso, serviço de valor adicionado. A outra parte é considerada comunicação e, aí si,m é recolhido o ICMS.
Os estados têm 15 dias para aderirem ao convênio e estabelecerem suas regras específicas, como quais os serviços de comunicação serão alcançados pela medida, por exemplo. Desde, já, entretanto, as companhias que optarem pelo benefício deverão desistir de ações judiciais e recursos administrativos que visam o afastamento da cobrança do ICMS.
De acordo com a assessoria de imprensa da GVT, a companhia vai esperar os 15 dias para conhecer os estados que aderirem ao convênio. Depois disso, a decisão será tomada pelos órgãos de administração da empresa relacionados ao assunto, como a área fiscal e jurídica. A companhia tem decisões judiciais em primeira e segunda instância que asseguram a legalidade da prática, o que poderá fazer com que a empresa opte por aceitar o acordo com alguns estados e outros não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.