Cerca de metade da América do Sul já conta com LTE-Advanced

0

Até o fechamento do primeiro semestre de 2018, 18 redes celulares estavam implantadas com tecnologias LTE-Advanced (LTE-A), geralmente comercializada pelas siglas 4G+ ou 4,5G no Brasil. Isto representa 47,4% das redes móveis existentes, ou seja, quase a metade delas.

Os países que desenvolveram LTE-A são Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Por outro lado, Bolívia, Paraguai e Venezuela ainda não implantaram esta tecnologia e oferecem serviços sob LTE.

A tecnologia LTE-Advanced é uma evolução do padrão LTE (4G), definida pela primeira vez no release 10 da 3rd Generation Partnership Project (3GPP), que oferece maiores velocidades de conexão. De acordo com o 3GPP, a LTE-Advanced oferece velocidades pico de 3Gbps para download e 1,5Gbps para upload. Entre suas principais vantagens, oferece carrier aggregation, uso melhorado de técnicas multi-antena, e suporte para Nodos Relay, o que possibilita maiores taxas de transferência, melhor desempenho e eficiência no uso de recursos.

Além disso, o estudo da 5G Americas mostra que pouco menos da metade das redes celulares na América do Sul (44,7%) operam utilizando banda de espectro de 700 MHz, também chamada "dividendo digital", utilizada por muitas operadoras na América Latina para oferecer carrier aggregation e alcançar dessa maneira velocidades de LTE-Advanced.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.