A Prefeitura de São Paulo estimula a inovação na Capital com o lançamento da nova edição do prêmio que valoriza novas soluções para a gestão eficiente da cidade e boas práticas da própria administração municipal. O Premia Sampa tem categorias destinadas tanto aos servidores públicos quanto para organizações da sociedade civil, além de startups, universidades e empresas.
Com o objetivo de valorizar iniciativas que contribuam para a melhoria do serviço público e para a criação de uma cultura de inovação na Prefeitura, as categorias "Inovação em Processos Internos" e "Inovação em Serviços e Políticas Públicas" são destinadas a membros da administração direta e indireta, assim como a representantes da Câmara Municipal de São Paulo e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
Para disseminar a cultura da inovação na cidade, a categoria "Inovação Aberta" permite a indicação de projetos de representantes da sociedade civil, como empresas, startups, organizações sociais e de ensino, que utilizem dados públicos ou que tenham sido desenvolvidos em parceria com órgãos municipais.