Brasil tem maior penetração de banda larga móvel na AL, indica estudo

0

Os serviços de banda larga móvel registraram elevada taxa de crescimento na América Latina no ano passado, chegando a um total de 15 milhões de conexões. O número representa aproximadamente 3% de penetração da população da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela, que, juntos, somam 434 milhões de habitantes.
Devido à rápida adoção e à limitada cobertura de DSL e cable modem em vários países, a tendência é que a banda larga móvel supere a de banda larga fixa nos próximos anos, principalmente no Brasil e na Colômbia, de acordo com estudo da Frost & Sullivan, que prevê que em 2015 a penetração de banda larga móvel chegará a quase 40% da população da região.
Embora a cobertura de banda larga móvel tenha se expandido nos últimos dois anos na América Latina, a empresa de consultoria e pesquisa ressalta que a região ainda enfrenta dificuldades relacionadas à disponibilidade e à alocação de espectro. Em relação aos serviços 3G, a Frost & Sullivan observa que, apesar de algumas operadoras móveis, oferecerem planos com velocidade de até 1 Mbps, a velocidade média ainda é lenta na região, que varia entre 128 Kbps e 256 Kbps.
O estudo da revela, ainda, que o Brasil atingiu a maior penetração de usuários de banda larga móvel na América Latina, mas ressalva que o preço do serviço no país, no entanto, é considerado um dos mais elevados dentre os países da região, principalmente devido à pesada carga tributária. Por outro lado, o Chile aparece como um dos mercados mais desenvolvidos, com a mais ampla oferta de planos e os preços mais baixos para os usuários pré-pagos.
"Os investimentos na expansão da cobertura da rede de banda larga móvel, a crescente necessidade de conectividade móvel, o crescimento do 3G em dispositivos móveis (como smartphones, tablets, e-readers etc.), bem como a falta de cobertura da rede de banda larga fixa, serão os principais impulsionadores do mercado nos próximos anos", avalia José Roberto Mavignier, gerente de indústria da Frost & Sullivan. O analista observa, porém, que a forte base de usuários pré-pagos na região, a carga tributária elevada e o atraso de medidas regulatórias para questões importantes que interferem no desenvolvimento do mercado estão entre os principais desafios para o crescimento contínuo desse setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.