Dez por cento dos usuários no país usam locais públicos pagos acessar a internet, diz pesquisa

0

Do total de brasileiros com dez anos ou mais nas nove principais regiões metropolitanas do país, 10% usam locais públicos pagos para navegar e 4% locais públicos gratuitos. Entre os internautas, os percentuais são maiores: 35% e 13%, respectivamente. Os dados são do Ibope//NetRatings que conduziu pela primeira vez uma pesquisa sobre o uso da internet pública.

Para o estudo, a empresa entrevistou 16.051 pessoas acima de dez anos em oito regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza e Salvador, além do Distrito Federal.

Na classe A 79% das pessoas acessam a internet, mas apenas 13% utilizam locais públicos pagos e 5% utilizam locais públicos gratuitos. Na classe B, 52% dos indivíduos acessam a internet. Desses, 29% utilizam locais públicos pagos e 9% locais públicos gratuitos. Na classe C, 22% das pessoas usam a internet, sendo que 47% o fazem em local público pago e 19% gratuito. Na classe DE, a penetração é de 10%, sendo que 61% navegam em locais públicos pagos e 28% em locais públicos gratuitos.

Entre os que na navegam freqüentemente ? entre uma e duas vezes por semana ? em locais públicos gratuitos, 33% realizam atividades escolares na web. Nos locais públicos pagos, as atividades mais freqüentes são ligadas a relacionamento interpessoal: 61% dos que acessam diariamente nestes locais enviam e recebem e-mails, 39% participam de sites de relacionamento como o Orkut, 29% enviam mensagens instantâneas e 24% participam de chats.

Dentre as principais regiões metropolitanas do país, Fortaleza é a que apresenta o maior percentual de usuários que acessam a internet em locais públicos pagos e o menor percentual dos que acessam no domicílio. Salvador e Recife também apresentam intenso uso da Internet em locais públicos pagos.

Além dos já mencionados locais públicos e domicílio, a pesquisa também comparou a utilização da internet em outros lugares como ?casa de amigos e parentes? e trabalho, sendo a freqüência de navegação um dos fatores que mais distinguem tais locais de acesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.