IBM aposta no potencial de SOA e BPM nos países emergentes

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Dona de uma carteira de 4,6 mil clientes de soluções de BPM (business process management) e cerca de 7 mil de SOA (arquitetura orientada a serviços), a IBM vê nos chamados mercados emergentes grandes oportunidades de crescimento, principalmente na América do Sul, os quais devem ser um dos motores das receitas da empresa nos próximos anos.

"Temos grandes expectativas em relação a esses mercados, eles já apresentam demandas importantes e investem quantias grandes em TI. E como querem tornar mais ágil os processos e reduzir custos, a reutilização das mesmas capacidades já instaladas é um caminho interessante a seguir, o que nos abre um potencial mercado para atuar", disse Paul Brunet, vice-presidente da IBM para Websphere e BPM, durante o IBM Smart Soa World Tour, que ocorreu nesta quinta-feira, 9, em São Paulo.

O executivo afirmou que as soluções permitem que as empresas aumentem seus negócios à medida que conseguem fornecer respostas dinâmicas a seus clientes, maior facilidade de gerenciamento, mais flexibilidade e redução do tempo de implementação. "A melhor comunicação com os clientes permite às empresas gerarem mais negócios e elevarem seus resultados", enfatizou Brunet.

Entre os segmentos em que a IBM vê um prospecto importante de crescimento estão o bancário, a indústria e o de governo, já que têm diversos sistemas em operação e estão muito focados na melhoria dos processos, o que demanda soluções que facilitem a integração e otimização dos sistemas. "SOA e BPM são ferramentas que proporcionam isso. Assim, temos boas perspectivas com em relação a esses mercados", apontou o executivo.

Do total de clientes da IBM em SOA e BPM, cerca de 61% contam com as aplicações básicas, 29% já têm as chamadas aplicações fim a fim (end to end) e apenas 11% contam com aplicações avançadas (BPM completo). "Como os projetos ocorrem passo a passo, essa percentagem deve migrar para o final da cadeia ao longo do tempo", analisou Brunet.

Outro fator que pode facilitar a disseminação das soluções de SOA e BPM no mercado é a implantação delas por grandes empresas, que, com isso, acabam por incentivar seus parceiros a utilizarem essas ferramentas, ampliando o mercado de atuação para a IBM. "Definitivamente esse é um impulsionador de crescimento", comentou o executivo.

No Brasil, a IBM avalia que o mercado de SOA e BPM já se tornou maduro e agora caminha para uma necessidade maior em conhecer as melhores práticas das soluções e qual melhor caminho para aplicá-las aos negócios. "As empresas passam a definir um roadmap para definir qual caminho é mais seguro, como implentar a solução de forma mais rápida, com menos riscos e que proporcione retorno num prazo menor. Nesse momento, o mercado está em grande expansão e é uma boa oportunidade para nós", analisou Paulo Mello de Souza, gerente da marca Websphere da IBM no Brasil, ressaltando que a empresa não tem encontrado mais barreiras no mercado.

O executivo aponta também como importante para o crescimento do mercado brasileiro de SOA e BPM o movimento em busca da maior capacitação profissional voltada para essas soluções. Além disso, Souza frisa que a implementação de SOA e BPM tem que ser feita passo a passo, com as empresas definindo as áreas prioritárias e tomando as decisões. "O roadmap tem que ser feito constantemente. As empresas têm que adotar SOA de forma gradual, fazendo uma primeira parte da implementação e obtendo um retorno, para depois seguir em frente. Não adianta querer fazer um 'big bang', desligando a arquitetura atual e colocando tudo novo", comentou.

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