IBM registra lucro recorde de US$ 2,8 bilhões no trimestre

0

A IBM registrou um dos melhores resultados no terceiro trimestre, apesar de o crescimento das receitas ter desacelerado a partir do período anterior. O lucro líquido da companhia totalizou US$ 2,8 bilhões – ou um ganho de US$ 2,05 por ação –, o que representou um aumento de cerca de 20% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado,

O crescimento da receita no período, no entanto, foi de apenas 5%, totalizando US$ 25, 3 bilhões, embora parte desse aumento tenha sido decorrente das flutuações cambiais. Excluindo a variação das moedas, o crescimento da receita ficaria em 2%.

Nos últimos dias, alguns analistas de Wall Street haviam reduzido as estimativas de ganhos da IBM para o trimestre e no restante do ano, em decorrência da rápida deterioração da economia mundial e seu provável impacto sobre as vendas de hardware, software e serviços da companhia.

As ações da empresa caíram quase 18% na semana passada, e fecharam em US$ 90,55 na quarta-feira, 8, um recuo de mais de 5%. Depois que anunciou os resultados trimestrais, as ações subiram mais de 5%, ou US$ 5,35, para US$ 95,90.

Diante dos resultados, a IBM reafirmou sua estimativa anterior de lucro para o ano, apesar das perspectivas econômicas nada promissoras nos Estados Unidos e em outros países. Ela disse que espera um ganho por ação no ano de US$ 8,75, o que, se confirmado, representará um aumento de 22% na comparação com 2007.

No informe de resultados, a IBM enfatizou o equilíbrio de sua situação, com grande fluxo de caixa de suas operações e a existência de US$ 9,8 bilhões em tesouraria. Isso é corroborado pelos analistas, que notam que a empresa estava bem posicionada para resistir a oscilações cíclicas da economia, que vêm afetando fortemente outras empresas.

Hoje, notam os analistas, a maioria dos negócios da IBM está fora dos Estados Unidos, e ela tem obtido sucesso particularmente no fechamento de contratos com empresas e órgãos governamentais em mercados como da Índia e da China.

"Continuamos confiantes no nosso cenário para o ano", disse Samuel Palmisano, CEO da IBM, ao jornal americano New York Times, acrescentando que a empresa tem um forte portfólio de produtos e serviços, além de ter vir investindo pesadamente nos mercados emergentes, o que dá uma boa vantagem competitiva para a companhia "enfrentar esses tempos difíceis".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.