A Intel firmou uma parceria com o governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual da Educação, para o treinamento de professores das escolas públicas no uso da informática, número que pode chegar no total a 200 mil docentes.
O objetivo é aumentar a integração da tecnologia no currículo escolar. O treinamento será feito em três etapas. Primeiramente serão formados os "professores sêniores", que terão a missão de capacitar os professores mediadores das escolas públicas. Estes, por sua vez, treinarão os demais professores. A expectativa do programa atinja os professores de todas as escolas estaduais de São Paulo até 2010.
"Em 2009, iremos formar cerca de 4 mil professores mediadores e 70 mil finais", afirmou a secretária de Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro.
O presidente do conselho diretor da Intel Corp., Craig Barrett, disse que o foco principal do programa é oferecer melhores condições de estudo sobre a tecnologia à sociedade, "mas é óbvio que a maior capacitação das pessoas gera um mercado mais promissor para a indústria de computadores".
O acordo é uma expansão da atuação do Programa Intel Educar, que foi implementado em todos os estados do Brasil e já treinou 120 mil professores desde o seu lançamento em 2001.
Além disso, a Intel também anunciou, em parceria com a fundação Bradesco, o novo Centro de Educação Digital da Intel que será inaugurado na cidade de Campinas, em São Paulo. O centro será construído no campus da escola da fundação na cidade de Campina e priorizará o desenvolvimento, a análise e o teste de novas aplicações e tecnologias, especificamente projetadas para a educação e baseadas na arquitetura Intel.