Em 2010, mais de 60% das empresas do ranking Fortune 1000, que já têm um website, estarão conectadas de alguma forma a comunidades on-line para se relacionar com seus clientes, segundo estudo divulgado pelo Gartner.
De acordo com a consultoria, para fazer novos negócios com a crescente "geração virtual", as empresas terão de oferecer, ou então conectar-se, a aplicações sociais para atrair clientes com informações sobre o que precisam para motivá-los a consumir seus produtos e serviços.
"Um benefício-chave da criação de uma comunidade é a quantidade de informações que uma organização pode obter sobre sua base de clientes, que podem ser utilizadas no curto e longo prazo para o relacionamento com os mesmos", afirma Adam Sarner, analista do Gartner.
O analista aponta que os dados podem ser obtidos e usados para o desenvolvimento de produtos, feedback de clientes, fidelização, gestão, segmentação de clientes, campanhas e a satisfação dos consumidores ou de colaboradores. "Essa riqueza de informações pode ser utilizada de forma comercial ou individual", completa.