A fabricante de processadores gráficos de alto desempenho NVidia decidiu suspender por tempo indeterminado o desenvolvimento de um chipset que, segundo a Intel, utiliza a sua tecnologia de microprocessadores sem licença. Segundo o The Wall Steet Journal, a decisão foi tomada em decorrência de uma disputa pela licença de uso da patente do microprocessador.
Em declaração feita na Corte Distrital de Delaware (EUA), a Intel acusou a NVidia de não ter adquirido a licença para o uso de sua tecnologia de barramento de comunicação, chamada MDI (Mobile Internet Device) no novo chipset. A fabricante de processadores gráficos declarou na Corte que possui a licença mas, por causa das "declarações indevidas" da gigante do chip e de suas "táticas injustas de negócios", a fabricação de novos chipset será interrompida.
O porta-voz da Intel, Chuck Mulloy, declarou não haver nada de injusto em nenhuma estratégia e nada do que disse à Corte de Delaware poderia ser considerado impróprio. Mulloy conta que a disputa já dura dois anos e que ter recorrido a um processo legal era inevitável. A NVidia suspenderá a fabricação do chipset até que a questão seja resolvida.
- Embate técnico