O Google apresentou uma proposta à Comisão Europeia, em Bruxelas, para evitar sanções do órgão antitruste. O site se compromete a rotular com sua marca as informações sobre seus serviços nas páginas de resultados de buscas, conforme adiantaram pessoas ligadas ao assunto ao jornal britânico Financial Times.
Pela proposta, o gigante das buscas sugere colocar sua marca em seus mapas próprios, nas cotações de ações, detalhes de voos de companhias aéreas e outras informações de buscas. Essa é uma tentativa do Google de acabar com as críticas de que estaria utilizando outros serviços de informações especializadas como se fossem seus.
Ainda assim, os concorrentes acreditam que a empresa continuará promovendo seus próprios serviços em detrimento de outros nos resultados de buscas. “O Google ainda poderia colocar seus concorrentes na página 35 [dos resultados de buscas], então a solução tem que ser muito além”, declarou um professor associado da Universidade de Harvard, Ben Edelman, e crítico das práticas de buscas e propaganda do Google. Opositores querem que o site utilize os mesmo critérios de buscas para todos os serviços, sem beneficiar os seus próprios.
As negociações com a Comissão Europeia continuam e não está certo que a proposta será aceita pelo comissário Joaquín Almunia. O Google se recusou a comentar sobre a solução de rotulagem e declarou apenas que "continuamos a trabalhar em cooperação com a Comissão Europeia".