O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba continua a fazer investimentos fora de seu core business de e-commerce. Desta vez, a empresa está investindo US$ 50 milhões na Peel, startup criadora de aplicativo de mesmo nome que transforma smartphones e tablets em controles remotos universais para TVs. O recurso será usado para expandir a linha de produtos e serviços da Peel, criando novas funções ao aplicativo, permitindo que ele também controle ares-condicionados e iluminação.
Este não é o primeiro investimento do Alibaba na startup. O novo financiamento soma-se a um aporte anterior de US$ 5 milhões, parte de uma rodada de investimentos de US$ 20 milhões, feita no ano passado, que também contou com a participação da Redpoint Ventures, Lightspeed Venture Partners, Harrison Metal e TransLink Capital.
De acordo com o CEO da Peel, Thiru Arunachalam, o Alibaba, que se interessou pelo aplicativo devido sua base instalada de 96 milhões de usuários, não pressionou a startup a integrar sua experiência em e-commerce no aplicativo. "Eles investem em uma empresa e deixam que ela continue a progredir", afirmou.
O aplicativo gratuito Peel permite aos usuários controlar TVs e DVRs, bem como descobrir o conteúdo, obter recomendações e se conectar com amigos. O aplicativo, que funciona em dispositivos Android mais recentes que possuem infravermelho, pode controlar 3,5 mil marcas de TVs e 600 set-top boxes. Com informações de agências internacionais.