O Baidu, maior site de buscas da China, com mais de 700 milhões de usuários e valor de mercado de cerca de R$ 180 bilhões, adquiriu o controle do Peixe Urbano, empresa brasileira de e-commerce local. O negócio não teve seu valor revelado.
Ao se tornar o principal acionista do Peixe Urbano, o Baidu trará acesso ao capital e expertise tecnológico para a empresa brasileira, mantendo intacta a atual equipe à frente das operações, a fim de consolidar o Peixe Urbano no mercado. Além de aportar investimento financeiro e conhecimento técnico, o Baidu irá impulsionar os esforços do Peixe Urbano em fortalecer sua liderança no segmento de O2O no Brasil, conectando cada vez mais consumidores a serviços locais por meio da web e, especialmente, da internet móvel.
"A expansão internacional é uma prioridade para o Baidu e, como parte dessa estratégia, o Brasil é um mercado-chave, onde mais de 50 milhões de pessoas já utilizam os nossos serviços todos os dias. A aquisição do Peixe Urbano, uma das empresas mais conhecidas e respeitadas da internet brasileira, demonstra o nosso comprometimento em investir no desenvolvimento do mercado local a longo prazo," afirma Johnson Hu, diretor geral de negócios globais do Baidu.
Negócios no Brasil
O Baidu iniciou suas operações no Brasil em novembro de 2013 e, em julho deste ano, durante a visita do presidente chinês Xi Jinping e do presidente-executivo e fundador do Baidu, Robin Li, ao país, a companhia anunciou o lançamento de seu buscador em língua portuguesa. Na mesma oportunidade, o Baidu se comprometeu em investir mais de R$ 120 milhões no país nos próximos três anos. Além de colaborar com programas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, como o Ciência Sem Fronteiras, a empresa implantará um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de classe mundial no país – o sétimo da companhia, que já mantém centros de pesquisa na China (Beijing, Shangai e Shenzhen), no Vale do Silício (Estados Unidos), em Cingapura e no Japão e mantém mais de 25 mil engenheiros em seu quadro de colaboradores.
O Baidu estima ter seus produtos altamente reconhecidos e utilizados pela metade da população do mundo até 2019, sendo o Brasil um mercado prioritário para a companhia. "O investimento no Peixe Urbano permitirá ao Baidu acelerar seu crescimento na internet brasileira e desenvolver com maior velocidade parcerias com fornecedores de serviços que resultem em recursos avançados para nosso buscador em língua portuguesa. Esta aquisição também transmite uma mensagem clara do comprometimento e visão de longo prazo do Baidu com o mercado local", afirma Hu.
"A entrada de uma das mais importantes empresas de tecnologia do mundo como nosso sócio é um enorme reconhecimento, fruto de tudo o que construímos no Brasil ao longo dos últimos 4 anos e meio, impactando positivamente o negócio de dezenas de milhares de estabelecimentos e a vida de milhões de consumidores em todo o país," diz Julio Vasconcellos, cofundador e CEO do Peixe Urbano. "Estamos animados com as perspectivas para o futuro, sabendo que o Baidu está totalmente comprometido em aportar não apenas capital, mas também tecnologia de ponta para fazer crescer e consolidar a posição de liderança do Peixe Urbano no mercado," declara Vasconcellos.