Publicidade
Início Notícias Comunicações Para a 5G Americas, edge computing precisa de flexibilidade no contexto da...

Para a 5G Americas, edge computing precisa de flexibilidade no contexto da 5G

0
Publicidade

O novo relatório da 5G Americas explora as novas possibilidades que estão surgindo com a combinação da Edge Computing e as tecnologias 5G. A Edge Computing é um conceito de descentralização que envolve a localização de aplicativos e sua infraestrutura geral de computação, armazenamento e as funções associadas de comutação e controle em locais mais próximos do usuário final e/ou terminal de IoT.

Chris Pearson, presidente da 5G Americas, explicou que “Com a Edge Computing, o poder de processamento é localizado mais perto do ponto de coleta de informações – mais próximo da rede de acesso via rádio que o core, embora não temos uma única solução para todos os cenários. Com a adoção de Edge Computing, as operadoras terão que  analisar suas arquiteturas de rede e considerar seus serviços, aplicações e casos de uso específicos”.

O relatório da 5G Americas analisa o papel da Edge Computing na evolução da arquitetura 5G, a aplicação de padrões nativos da computação em nuvem como redes definidas por software (SNDs) e virtualização de funções de rede (NFV), e identifica várias metodologias adotadas para aplicações 5G. O relatório aborda novos casos de uso e descreve as exigências necessárias para viabilizar as capacidades avançadas de mobilidade, computação e armazenamento em novas redes sem fio 5G.

O estudo também apresenta uma visão das várias iniciativas open source e setoriais que existem para definir as novas arquiteturas EDGE. Além disso, o documento define a arquitetura de referência para a próxima geração Edge e analisa as possibilidades futuras para redes.

Pearson também disse que “As redes 5G são cada vez mais distribuídas, aumentando a sua complexidade. Essas redes exigem recursos para processamento de dados que aproveitam de princípios nativos da nuvem como a containerization e micro-serviços. Com a Edge Computing e a transformação das redes, as operadoras podem visualizar novos cenários de menor latência para suportar a Realidade Aumentada, transporte V2X, fabricação industrial, saúde, educação e tantas outras áreas”.

“Estamos criando uma nova arquitetura baseada em tecnologias centradas em dados, como análises, redes e armazenamento para sistemas 5G, que operam com a Edge Computing, que terá um grande impacto sobre a operação de redes sem fio no futuro”, disse Rao Yallapragada, Diretor de Tecnologias Avançadas da Intel, e um dos líderes do grupo de trabalho que produziu o relatório.

O relatório “5G At The Edge” aborda vários tópicos:

• A Edge Computing é fundamental para as novas aplicações desenvolvidos para redes 5G, como a realidade virtual e aumentada em eventos, análises de vídeo e fala, monitoramento remoto para videosegurança, entre outros, que exigem menos latência para operar em tempo real. A Edge Computing pode viabilizar aplicações de realidade aumentada. A tecnologia também cria oportunidades para análises de vídeo e fala. Ela acelera a Internet aprimorando a gestão de conteúdo local. Com a Edge Computing, as redes 5G conseguem levar saúde, segurança e produção industrial para locais remotos através de comunicações ultraconfiáveis de baixa latência.

• A 5G incorpora a Edge Computing em redes sem fio ao lado de novas iniciativas e padrões de código aberto para administrar dados na rede inteira, desde acesso via rádio, transporte, até no core – criando novos e poderosos recursos como o fatiamento de rede.

• A Edge Computing usa tecnologias inovadoras de inteligência artificial e aprendizagem de máquina para aprimorar a gestão de dados em rede.
Rao explicou que “A 5G e a Edge Computing são complementares. A arquitetura Edge exige baixa latência, aumentando demanda pela 5G, e a crescente disponibilidade da 5G aumenta a capacidade de transferir a carga de trabalho do core para a Edge”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile