A rede WiFi disponibilizada pela operadora de telecomunicações Linktel no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, recebeu a tecnologia WiFi 6E. Trata-se de um marco na tecnologia de Internet para grandes aglomerações. Torcedores, imprensa e membros dos diferentes departamentos do clube poderão utilizar conexão para acessar redes sociais, responder mensagens ou gravar vídeos. A tecnologia foi implantada na área dos camarotes, no anel superior do estádio onde atingiu velocidades de download de 1,2 Gbps e upload de 1,0 Gbps.
A tecnologia foi testada com bastante sucesso no jogo final da Copa do Brasil, dia 24 de setembro, entre São Paulo e Flamengo que teve mais de 63 mil pagantes. A Linktel atendeu mais de 30.000 conexões simultâneas, onde o WiFi 6E garantiu bandas superiores a 580 megas por celular.
André Ferreira, diretor de tecnologia da Linktel, ressalta que o novo padrão de WiFi deve reduzir as interferências e entregar maiores velocidades aos usuários. "Essa tecnologia funciona como uma realidade aumentada e permite a transmissão de vídeos em resolução 8K. A Linktel adotou um equipamento de WiFi muito robusto e desenhado para ambientes com alta concentração de pessoas, como shopping centers e aeroportos internacionais. O estádio do Morumbi deve ser a primeira arena esportiva das Américas a adotar em definitivo esse padrão de tecnologia", explica.
A Linktel está presente no Morumbi desde 2014. Mas é a primeira vez que este novo padrão WiFi 6E foi testado numa arena esportiva para grande público. Trata-se da mesma tecnologia utilizada em alguns estádios com alta concentração de pessoas dos Estados Unidos como o SoFi Stadium, em Los Angeles, Califórnia e o Allegiant Stadium, em Las Vegas, Nevada. Além da Linktel, participam do projeto do WiFi 6E a Mundivox e a W.B.A.