No mês em que se comemora o Dia do Consumo Consciente (15/10), o Grupo Casas Bahia, dono das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, divulga os projetos e ações desenvolvidas dentro de sua estratégia ESG, com o propósito de disseminar a conscientização dos brasileiros para reduzir o impacto negativo da atividade humana no meio ambiente.
Em uma das suas ações de sucesso, o Grupo Casas Bahia promove o programa de reciclagem de produtos eletroeletrônicos por meio do Reviva, instalando mais de 530 pontos de coleta dentro de suas lojas. Até julho deste ano, a companhia já soma 5,5 toneladas de lixo eletrônico recolhidos.
Graças ao programa, desde 2019 foram recicladas 16 toneladas de eletroeletrônicos descartados pelos clientes nas lojas. Em parceria com a empresa Green Eletron, os componentes eletroeletrônicos são encaminhados para a destinação correta, deixando de poluir o meio ambiente.
Em outra frente do Reviva, somente em 2023, até o mês de agosto, foram recicladas 2.341 toneladas de resíduos gerados nos escritórios, nas lojas e nos centros de distribuição do Grupo como plástico, isopor, papel e papelão, o que contribuiu para a geração de renda de 250 famílias de 12 cooperativas parceiras que fazem a triagem e a destinação desses materiais. Com a reciclagem, os resíduos são transformados em novos produtos, voltando para a indústria em forma de matéria prima e iniciando um novo ciclo na cadeia produtiva.
"O Grupo Casas Bahia apoia iniciativas de reciclagem e fomenta a logística reversa de eletroeletrônicos descartados pelos clientes em nossas lojas. Com ações em conjunto com parceiros e uma comunicação transparente com o consumidor, reforçamos nosso compromisso com a Sustentabilidade e agregamos valor para o nosso negócio", explica Vanessa Romero, Gerente de ESG do Grupo Casas Bahia.
Energia limpa e redução de CO2 na atmosfera
O Grupo Casas Bahia também tem trabalhado continuamente na evolução logística para redução do consumo de combustíveis fósseis geradores de emissões de gases de efeito estufa, como, por exemplo:
– Redução do uso de veículos pesados substituídos na última milha por veículos mais leves e com maior eficiência na ocupação, nas rotas e no consumo de combustível;
– Descentralização de entregas com a criação de novos modelos para entrega ao cliente, como o Retira Rápido, em que os próprios clientes retiram gratuitamente suas compras online na loja mais próxima, reduzindo um dos trechos de entrega;
– Revisão e otimização de rotas e divisão de cargas por veículo para ampliar a eficiência, com uso de softwares e tecnologia para garantir o melhor trajeto para cada veículo, reduzindo o volume de quilômetros rodados e evitando viagens adicionais ou deslocamentos de vários veículos nas mesmas regiões e horários;
Em sinergia com as ações das debêntures Sustainability Linked Bond (SLB), nos últimos anos a companhia vem expandindo os projetos com foco na utilização de energia limpa. Em 2022, as unidades da companhia atingiram em 61% no uso de energia de fontes renováveis.
Marketplace sustentável
A parceria firmada com a Pangeia, ecossistema de negócios sustentáveis, em janeiro de 2022, é outro um passo importante para a jornada ESG do Grupo Casas Bahia. Como resultado dessa iniciativa, o e-commerce de Casas Bahia possui uma loja sustentável com itens produzidos por povos originários da floresta Amazônica e cooperativas rurais e florestais comprometidas com causas socioambientais. Neste espaço, os clientes encontram produtos de diversas categorias como artesanatos, utensílios gerais, acessórios e cuidados pessoais.