Na Semana do Consumo Consciente, Grupo Casas Bahia traz balanço de suas ações de ESG

0

No mês em que se comemora o Dia do Consumo Consciente (15/10), o Grupo Casas Bahia, dono das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, divulga os projetos e ações desenvolvidas dentro de sua estratégia ESG, com o propósito de disseminar a conscientização dos brasileiros para reduzir o impacto negativo da atividade humana no meio ambiente.

Em uma das suas ações de sucesso, o Grupo Casas Bahia promove o programa de reciclagem de produtos eletroeletrônicos por meio do Reviva, instalando mais de 530 pontos de coleta dentro de suas lojas. Até julho deste ano, a companhia já soma 5,5 toneladas de lixo eletrônico recolhidos.

Graças ao programa, desde 2019 foram recicladas 16 toneladas de eletroeletrônicos descartados pelos clientes nas lojas. Em parceria com a empresa Green Eletron, os componentes eletroeletrônicos são encaminhados para a destinação correta, deixando de poluir o meio ambiente. 

Em outra frente do Reviva, somente em 2023, até o mês de agosto, foram recicladas 2.341 toneladas de resíduos gerados nos escritórios, nas lojas e nos centros de distribuição do Grupo como plástico, isopor, papel e papelão, o que contribuiu para a geração de renda de 250 famílias de 12 cooperativas parceiras que fazem a triagem e a destinação desses materiais. Com a reciclagem, os resíduos são transformados em novos produtos, voltando para a indústria em forma de matéria prima e iniciando um novo ciclo na cadeia produtiva.

"O Grupo Casas Bahia apoia iniciativas de reciclagem e fomenta a logística reversa de eletroeletrônicos descartados pelos clientes em nossas lojas. Com ações em conjunto com parceiros e uma comunicação transparente com o consumidor, reforçamos nosso compromisso com a Sustentabilidade e agregamos valor para o nosso negócio", explica Vanessa Romero, Gerente de ESG do Grupo Casas Bahia.

Energia limpa e redução de CO2 na atmosfera

O Grupo Casas Bahia também tem trabalhado continuamente na evolução logística para redução do consumo de combustíveis fósseis geradores de emissões de gases de efeito estufa, como, por exemplo:

– Redução do uso de veículos pesados substituídos na última milha por veículos mais leves e com maior eficiência na ocupação, nas rotas e no consumo de combustível; 

– Descentralização de entregas com a criação de novos modelos para entrega ao cliente, como o Retira Rápido, em que os próprios clientes retiram gratuitamente suas compras online na loja mais próxima, reduzindo um dos trechos de entrega;

– Revisão e otimização de rotas e divisão de cargas por veículo para ampliar a eficiência, com uso de softwares e tecnologia para garantir o melhor trajeto para cada veículo, reduzindo o volume de quilômetros rodados e evitando viagens adicionais ou deslocamentos de vários veículos nas mesmas regiões e horários;

Em sinergia com as ações das debêntures Sustainability Linked Bond (SLB), nos últimos anos a companhia vem expandindo os projetos com foco na utilização de energia limpa. Em 2022, as unidades da companhia atingiram em 61% no uso de energia de fontes renováveis.

Marketplace sustentável

A parceria firmada com a Pangeia, ecossistema de negócios sustentáveis, em janeiro de 2022, é outro um passo importante para a jornada ESG do Grupo Casas Bahia. Como resultado dessa iniciativa, o e-commerce de Casas Bahia possui uma loja sustentável com itens produzidos por povos originários da floresta Amazônica e cooperativas rurais e florestais comprometidas com causas socioambientais. Neste espaço, os clientes encontram produtos de diversas categorias como artesanatos, utensílios gerais, acessórios e cuidados pessoais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.