O número de fusões e aquisições entre empresas de internet no Brasi — as chamadas pontocom — chegou a 19 transações no período de julho a setembro, de acordo com o último relatório divulgado pela KPMG. O segmento de web foi o terceiro que mais realizou negócios no período, atrás apenas dos setores de serviços para empresas e de TI, que lidera o ranking da consultoria, com 33 operações de fusões e aquisições realizadas no terceiro trimestre, o que representa um crescimento de 106% na compação com o mesmo período de 2011.
No acumulado do ano, as empresas de internet somaram 47 negócios envolvendo fusões e aquisições, um aumento de 147% comparado às 19 operações registradas nos mesmos meses de 2011. Seguindo a tendência geral, as transações com compradores estrangeiros puxaram o número de fusões e aquisições, totalizando 34 negócios desta natureza, 25 das quais relativas a aquisições de empresas brasileiras e 9, de empresas estrangeiras que já mantinham operações no Brasil.
“Acreditamos que a tendência seja de alta para os próximos meses, uma vez que têm surgido diversas plataformas virtuais de negócios para microcomputadores, tablets e smartphones, as quais têm demandado uma série de investimentos de empresas e de fundos de venture capital”, declarou Luis Motta, sócio-líder da área de fusões e aquisições da KPMG no Brasil.