A CBC – Central Brasileira de Comercialização acaba de lançar uma nova plataforma eletrônica para negociações do agronegócio do Brasil. Totalmente online, a nova ferramenta foi criada com o objetivo de propiciar a oferta ou compra estruturada de qualquer quantidade de insumos e mercadorias agrícolas, com alcance geográfico, rapidez, segurança, rastreabilidade e otimização de custos.
A iniciativa conta com investimentos da ordem de R$ 10 milhões e apoio de empresas como o Grupo União Corretora, que atua no mercado de produtos agrícolas há 31 anos e é um dos investidores na iniciativa. Desenvolvida em parceria com o Grupo CMA no modelo cloud computing, a nova plataforma pretende já entrar em operação em mercados como os de milho, soja e derivados (como farelo e óleo), algodão, caroço de algodão, café, trigo, etanol, açúcar e arroz, entre outros.
A expectativa da CBC é alcançar R$ 50 milhões de faturamento no próximo ano. Além da facilitar as negociações, a CBC também pretende estabelecer meios para que players possam fazer o gerenciamento, ter controle e mais transparência nas operações com indústrias, produtores rurais, cooperativas agrícolas, distribuidores, cerealistas, tradings, exportadores e importadores, usinas produtoras de etanol e açúcar, indústrias de soja e derivado, bancos e corretoras de mercadorias, agentes da agricultura familiar, insumos e implementos e mercadorias agrícolas, bem como toda rede logística envolvida.
Dessa forma, a empresa pretende criar num único ambiente, uma grande comunidade em que todos os agentes do agronegócio brasileiro, de onde quer que estejam, possam ampliar suas oportunidades de transações de compra e venda de insumos e mercadorias agrícolas, com mais abrangência, produtividade e eficiência.
"O agronegócio emprega 37% da mão-de-obra brasileira e é responsável por 23% do PIB. A importância estratégica desse setor fez o mercado alcançar uma nova dinâmica e a nossa plataforma veio para suprir uma demanda por ferramentas que dessem apoio à gestão e realização de negócios com agilidade, segurança, maior abrangência de mercado, otimização de custos e compliance", diz Cássio Loberto, CEO da CBC.
A nova plataforma vai disponibilizar inicialmente três soluções, por meio das quais o usuário terá possibilidade de efetuar o gerenciamento de todas as suas transações comerciais. A Bid & Ask é uma ferramenta para negociar pequenos e grandes volumes com ampla abrangência geográfica. Nessa opção, o usuário estabelece todas as condições envolvidas nesse tipo de transação comercial.
Já na modalidade Leilão, é possível acompanhar ou lançar um leilão nas modalidades de venda ou de compra (leilão reverso). Nesse ambiente, o usuário pode, por exemplo, determinar o produto ou serviço a ser negociado, especificar condições, convidar empresas compradoras ou vendedoras e acompanhar os lances em tempo real.
Outra solução são as salas exclusivas de negociação, por meio da qual os clientes contarão com um ambiente próprio e personalizado para realizar seus negócios. Em todas as modalidades de negociação o usuário tem a possibilidade de produzir relatórios gerenciais de suas operações e ter acesso a todas as oportunidades de negócio disponíveis na plataforma.