A Palo Alto Networks, anuncia a descoberta de uma nova família de malwares que afetam os sistemas da Apple OS X e iOS, com características nunca vistas em quaisquer ameaças previamente documentadas de ataque a plataformas Apple.
Essa nova família, chamada de WireLurker, marca um nova era de malwares através de desktops Apple e plataformas móveis, representando uma ameaça potencial para empresas, governos e clientes da Apple ao redor do mundo.
Esta é a primeira família de malwares conhecida que pode infectar aplicativos iOS de uma forma similar a que um vírus tradicional faria. O malware WireLuker, descoberto por Claud Xiao, da Unit 42 – o time de inteligência de ameaças da Palo Alto Networks – foi detalhado no relatório anunciado em 5 de novembro: "WireLurker: A Nova Era de Malware em OS X e iOS".
A partir de uma observação inicial publicada em junho por um desenvolvedor da Tencent, os pesquisadores da Palo Alto Networks têm determinado o potencial impacto do WireLuker, avaliado os métodos disponíveis para prevenir, detectar, conter, remediar a ameaça e detalhar as proteções disponíveis a clientes da Palo Alto Networks.
A empresa lançou assinaturas para detectar toda a comunicação Command & Control do tráfego do WireLurker. É recomentado que os clientes que usam dispositivos com os sistemas OS X ou iOS implantem uma política rigorosa para bloquear o tráfego de WireLurker usando a plataforma de segurança corporativa da Palo Alto Networks. Uma lista completa de recomendações, técnicas de remediação e melhores práticas estão disponíveis no relatório sobre o WireLurker.
"WireLurker é diferente de tudo que nós já vimos em termos de malwares que atacam Apple iOS e OS X. As técnicas em uso sugerem que os invasores estão se tornando mais sofisticados quando se trata de explorar um dos mais conhecidos computadores e plataformas moveis. Como nós fornecemos proteção completa aos nosso clientes, publicamos detalhes em um relatório para que outros possam avaliar os riscos e tomar as devidas providências para se proteger", afirma Ryan Olson, diretor de inteligência da Unit 42 da Palo Alto Networks.