Os aplicativos móveis do Mercado Livre e da Americanas.com são os mais frequentemente usados pelos brasileiros para a compra de bens físicos através de seus smartphones. As duas empresas lideram o ranking elaborado pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre m-commerce no Brasil, citadas por 32% e por 30%, respectivamente, dos internautas brasileiros com smartphone que já realizaram compras de mercadorias físicas através de apps. A pesquisa solicitou que esse grupo escrevesse livremente os nomes de até três apps que usaram para fazer encomendas pelo celular. Na edição anterior, divulgada em abril, esses dois aplicativos também lideravam o ranking, ambos citados à época por 28% dos entrevistados que já haviam comprado algum produto físico através de app.
Foram entrevistados em setembro 1.875 brasileiros, entre 16 e 65 anos, que acessam a Internet e que possuem smartphone. A amostra tem validade estatística, respeitando as proporções por faixa etária, distribuição geográfica, renda familiar mensal e grau de instrução desse grupo, seguindo dados do IBGE. De acordo com a pesquisa, 71% dos internautas brasileiros com smartphone já compraram bens físicos através de apps e 53% deles declaram que fazem hoje mais compras por apps do que faziam seis meses atrás.
O ranking dos apps líderes em comércio móvel inclui todos aqueles que foram mencionados por mais de 5% dos consumidores móveis do Brasil. São ao todo 14 apps, de diferentes segmentos do varejo, desde hipermercados até lojas de artigos esportivos e de moda, passando por livros e delivery de comida. O ranking faz parte do relatório da pesquisa, disponível para venda em www.pesquisasmobiletime.com.br.