Econocom implanta solução para rede de lojas Havan monitorar aplicações

0

O varejo é um mercado extremamente competitivo. Se o cliente tem uma má experiência na loja, seja porque não achou o produto que procurava ou porque enfrentou atrito na hora do pagamento, rapidamente resolve comprar em outro lugar. Oferecer um ambiente a prova de erros e com soluções para que a equipe de TI resolva os problemas rapidamente é um fator crítico para os negócios. Com essa premissa, a Havan, – com sede em Santa Catarina, uma rede de 164 lojas em todo o Brasil e um centro de distribuição – conta agora com recursos de observabilidade baseados na plataforma de monitoramento de ambientes de TI Datadog. A Havan conquistou visibilidade sobre a infraestrutura, utilizando painéis que consolidam o conceito de observabilidade, que junta observação com visibilidade. Essa solução de Software as a Service na nuvem foi implantada na Havan pela Econocom, consultoria especializada em soluções digitais e referência em monitoração no Brasil.  

Com um portfólio diverso de produtos que vai de cama, mesa e banho a eletrônicos, alcançando todos os públicos com oferta de crédito e cartão próprio para o parcelamento de compras, a rede Havan conta com dois datacenters e mais de 500 aplicações rodando em diversos ambientes. "Escolhemos a solução Econocom/Datadog porque precisávamos visualizar e acompanhar o comportamento das aplicações em tempo real e obter a visão geral da infraestrutura tecnológica de forma unificada, de modo a prever e corrigir falhas tanto das lojas quanto do e-commerce", afirma Rodrigo Weber, coordenador de tecnologia da Havan.  

A solução Econocom/Datadog monitora, hoje, 100% das aplicações e do ambiente de TI da Havan. "Essa plataforma insere-se numa série de processos que visam a melhoria contínua da experiência do consumidor (CX), correlacionando eventos e dando alertas de performance para que a equipe da área correta seja acionada e solucione o problema", destaca Weber, da Havan.  

Solução mede o SLA por loja e emite relatórios de desempenho  

Os ganhos obtidos pela rede de lojas com adoção da solução Econocom/Datadog foram imediatos: houve queda do tempo médio de resolução de problemas e a consequente melhora da experiência do usuário. A plataforma mede o SLA por loja.  

No portal de comércio eletrônico, por exemplo, os gestores de TI conseguem identificar o link em que o cliente clicou, o tempo que a página Web da Havan levou para processar essa informação, quais servidores e banco de dados foram acionados e qual o tempo de resposta, avaliando a performance da aplicação.  

Antes de adotar a plataforma Datadog, a Havan trabalhava com um sistema que monitorava apenas 30% de seu ambiente. Sem visibilidade sobre todo o ambiente, a equipe de TI não conseguia identificar se uma falha vinha do hardware, da rede, do banco de dados ou do aplicativo. Havia uma visão descentralizada e compartimentalizada de cada elemento do ambiente da Havan.  

Com a proximidade da Black Friday de 2020, o time acionou a Econocom para alterar esse quadro. Os consultores da Econocom ficaram responsáveis pelo projeto, implementação, treinamento da equipe e suporte, implantando a solução de observabilidade da Datadog em pouco mais de um mês, além de desenvolver os dashboards que monitoram todo o ecossistema.  

Hoje a equipe obtém informações completas sobre a performance dos sistemas e aciona o time para a correção dos problemas. Isso é feito antes que o consumidor tenha uma experiência negativa na loja ou comprando on-line. "Os serviços providos pela Econocom contribuíram para que a Havan explorasse ao máximo a ferramenta Datadog, ganhando uma visão de 360° e preditiva sobre todos os elementos da TI", diz Rodrigo Bocchi, CEO da Econocom. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.