Tem em vista a escassez de profissionais com formação em tecnologia para ocupar as posições de trabalho disponíveis na América Latina, a Oracle decidiu ampliar sua contribuição com a educação e com a inclusão social na região. A partir deste mês, o programa de formação em tecnologia liderado pela companhia, ONE (Oracle Next Education), passará as fronteiras do Brasil e contará com uma quantidade de vagas exponencialmente maior que os primeiros anos, com um conteúdo totalmente gratuito. O programa visa contribuir para a criação de oportunidades de trabalho, formação de futuros profissionais e o desenvolvimento social.
"A Oracle tem um propósito claro, que é transformar o mundo empoderando as pessoas por meio da tecnologia e da inovação. O ONE conecta diretamente o nosso propósito com uma necessidade da sociedade, treinando 5 pessoas para cada contrato que firmamos na América Latina como forma de deixar nossa contribuição para a educação nos lugares onde atuamos", diz Luiz Meisler, Vice-Presidente Executivo da Oracle América Latina.
O compromisso em democratizar o acesso ao ensino de tecnologia é resultado de uma forte crença da companhia de que inovação começa com educação e inclusão. Assim nasceu o ONE, um programa de educação e empregabilidade que agora será 100% gratuito para atrair ainda mais o seu público alvo, que são pessoas de baixa renda em busca de novas oportunidades. As inscrições estarão abertas a partir de novembro para acessar a plataforma com cursos estruturados de formação em competências tecnológicas com duração de 6 meses. Após a graduação, a plataforma irá viabilizar uma rede de negócios para gerar oportunidades de trabalho em empresas reconhecidas pelo mercado e parceiras do programa.
Lançado com grande sucesso no Brasil em 2019, o ONE impactou 4.500 estudantes cursando as diversas disciplinas online. Para quem participou, foi uma oportunidade de aprendizagem e uma porta de entrada para o mercado de trabalho. É assim que Júlia Santos define sua participação no programa: "Um projeto maduro, com muito conteúdo e ao mesmo tempo com um conteúdo intuitivo e de fácil aprendizado. O ONE me permitiu hoje trabalhar na Bayer, empresa parceira e totalmente alinhada com os meus princípios e recomendo a todos que puderem participar", afirma.
Para Luiz Okuzono, o ONE foi uma oportunidade de se reinventar na carreira. Formado em Ciências da Computação, foi por meio da ONG parceira Labora, voltada para os seniors 50+, que ele soube do curso. "Os novos conhecimentos que adquiri me permitiram continuar trabalhando com tecnologia e me abriram as portas para trabalhar num importante parceiro da Oracle, a Infinity. É um curso extremamente relevante e que se diferencia com o cuidado que a empresa tem durante e depois da jornada".
Na nova edição, o programa terá turmas fixas, com datas de início e de conclusão. O curso de 330 horas que já contava com disciplinas como lógica de programação, Java Jr, front-end e empreendedorismo foi aprimorado e agora traz conteúdos como MySQL em OCI, Python para Data Science e Primeiros Passos com Infra. E para engajar e estimular o comprometimento dos alunos, logo no início do curso, eles participarão de um "challenge", vários desafios com entregas semanais.
"Acreditamos no impacto que podemos gerar como empresa, mas, acima de tudo, no que nos corresponde como cidadãos. É por isso que construímos nossos valores em uma base que não divide o mundo corporativo do pessoal para aplicar o que acreditamos em todos os lugares," aponta Gabriel Vallejo, vice-presidente de marketing da Oracle América Latina. "Nossos colaboradores de todas as áreas estão atuando como voluntários neste projeto e usamos toda a energia para gerar impacto na sociedade, pois se trata de dar oportunidades a quem quer transformar o mundo num futuro próximo e em um setor que precisa de pessoas qualificadas".
É verdade que o setor de tecnologia da informação está expandindo. A previsão de crescimento na América Latina é de 8% este ano, enquanto, atualmente, há cerca de 23 milhões de jovens entre 15 e 24 anos que não trabalham ou estudam na região. Com essa perspectiva, o ONE vai investir na formação de mais de 40.000 alunos até o final do ano fiscal da Oracle, em maio de 2022. No Brasil, a expectativa é de 14.200.
"É ainda mais gratificante ver a expansão e o aprimoramento deste programa por ele já ter tido ótimos resultados nos últimos dois anos no Brasil. Vamos ajudar a transformar o futuro de mais pessoas e, também, contribuir para a sociedade em uma das áreas mais importantes e transformadoras: a educação", comenta Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil.
Para selecionar os alunos, a Oracle criou alianças com ONGs renomadas que irão auxiliar na seleção de talentos, levando em consideração dois requisitos: ter mais de 18 anos e não poder pagar os estudos em uma instituição de ensino. A ONG Junior Achievement, que atua em mais de 100 países ao redor do mundo e beneficia mais de 10 milhões de alunos a cada ano com seus vários programas, se juntou como a organização educacional sem fins lucrativos com a maior experiência.
"Estamos muito felizes em colaborar com a ONE na América latina, porque é uma iniciativa que entende que os setores vulneráveis só precisam ter acesso às oportunidades, e também, o programa aborda o problema do desemprego por meio da capacitação profissional", disse Gabriela Corre Ferrari, Coordenadora de Programas das Américas da Junior Achievement. E complementa "em uma região altamente desigual, onde 40% das empresas não contam com pessoal qualificado para suas funções, mas ao mesmo tempo – segundo estudo próprio que realizamos em conjunto com a Manpower – mais de 80% dos jovens afirmam ter dificuldades em conseguir um emprego, sem dúvida reduzir a lacuna de competências é o primeiro passo para apresentar soluções concretas".
Assim como na primeira edição no Brasil, a conexão com o mercado de trabalho é parte fundamental do programa. Por isso, a base de empresas e organizações que fazem parte do projeto também foi expandida para que, ao final da graduação, os profissionais sejam considerados nos processos seletivos desses parceiros e ampliem suas chances de empregabilidade. Bayer, Brain, Sada, Sky.one, St. Marche, Syngenta, Tech Data, Expert, Ecomex, Infinity fazem parte dessa rede. Como apoiadores, Alura, Acate, All Cubo, Anhanguera, CIEE, Instituto Grupo Boticário, Instituto MRV, Meu Futuro Digital, Movimento Brasil Digital, Ref, Sucesu PR.
Do ponto de vista da educação, o CEO Paulo Silveira, do Grupo Alura, que é parceiro da Oracle neste projeto desde o início, confirma a importância dele para a sociedade. "O mercado de tecnologia precisa de profissionais qualificados e a Oracle, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, criou o ONE não apenas visando suprir esse gap para as empresas, mas também apresentando uma nova perspectiva de futuro para pessoas que talvez não tivessem essa oportunidade antes da criação do projeto. A Alura tem orgulho de apoiar e expandir a iniciativa com um propósito tão bacana e que quebra barreiras para transformar a educação e a inclusão no mercado de trabalho".
Inscrição
Para se inscrever, o participante deve preencher o formulário online, selecionar que é do Brasil e que deseja iniciar o programa de treinamento. O programa é totalmente gratuito.
[…] source […]