O consumidor vai comprar na Black Friday? O quê? Como se programa para a data? Como pesquisa preços? Essas e diversas outras perguntas são respondidas na pesquisa 'A jornada do consumidor na Black Friday', desenvolvida pela All iN | Social Miner – empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar empresas a aumentar a conversão – em parceria com a Opinion Box. O estudo ouviu 1018 brasileiros, de todas as regiões e classes sociais, entre os dias 13 e 18 de outubro de 2021.
De acordo com Ricardo Rodrigues, head de produto da All iN | Social Miner, o estudo busca entender a expectativa para esse grande evento e se a percepção dos consumidores sobre a data está alinhada ao que o varejo trabalha para construir. Para ele "os dados da pesquisa apontam para algo que já observamos há algum tempo através dos nossos relatórios pós-evento : que a Black Friday abre oportunidades não só durante mas também antes e depois do evento, para cobrir diversas etapas da jornada de compra, desde a conversão de visitantes em consumidores cadastrados, até a retenção de quem já comprou ou o incentivo para quem ainda não comprou mas já deu a dica sobre o que procura. Daí a necessidade de mapear e entender o comportamento de quem chega nas lojas. Só assim os times de marketing e vendas vão poder oferecer uma comunicação mais personalizada, que coloque as marcas em destaque, especialmente em períodos de grande concorrência".
Os clientes também estão mais interessados em comprar itens de necessidade do que de desejo, pensando sempre na melhor promoção. Outro fato a se destacar é que 26% das pessoas pretendem adiantar as compras de Natal e 22% estão abertas a comprar itens que não planejaram, mas que seriam interessantes se encontrassem ofertas.
Para 2021, itens de supermercado subiram 10 pontos percentuais (p.p) no interesse de compra do público, em relação ao estudo de 2020 . Com o avanço da vacinação, parece crescer também o interesse do público por viagens e turismo, uma vez que a categoria apresentou um salto de 7 p.p. na intenção de compra, sendo que vale destacar também que 31% do público A e B demonstra interesse neste segmento – contra 18% daqueles das classes C, D e E. Além disso, as mulheres têm a maior intenção de compra em itens de Casa e Decoração – 36% do público feminino contra 22% do masculino.
Para Ricardo, um dos grandes desafios do lojista na data é se destacar diante de uma infinidade de lojas, produtos e ofertas. "A disputa por atenção na Black Friday é imensa e as redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de exposição e uma máquina de vendas para as lojas. É inclusive o que mostra a nossa pesquisa sobre as tendências do Social Commerce ". E os anúncios parecem estar surtindo efeito: 48% dos entrevistados afirmaram interagir com campanhas nas redes sociais e 26% especificamente pelo WhatsApp. E o e-mail marketing continua com tudo: 47% dos consumidores afirmam que interagem com as promoções que recebem por este meio.
"Utilizar os dados de seus clientes de forma estratégica pode ser crucial para diminuir o envio de comunicações em massa e números de opt-out – trabalhar a segmentação do público de acordo com seu comportamento no site, no app, com os itens colocados nos favoritos (wishlist), para criar um relacionamento personalizado", diz o executivo.