Brasil lidera o ranking de países que sofrem com ataques por ransomwares

0

O mundo vive novos parâmetros no que diz respeito à segurança de dados. Os sequestros de dados, também conhecido como ransomware, se destacam como o principal problema na área de cibersegurança da América Latina e no Brasil, de acordo com relatório da IBM. O documento mostra que 32% dos casos atendidos pela área de cibersegurança da multinacional são dessa espécie.

O movimento que vemos no restante do mundo é bem diferente do que percebemos na América Latina, visto que os ataques por ransomware somam apenas 17% dos incidentes globais. O nosso país, por exemplo, registrou mais de dois terços (67%) dos ataques registrados pela IBM na região. Logo atrás, vem Colômbia e México com 17% e 8% e, totalizando 8% dos demais ataques ficam Peru e Chile.

A pergunta que fica é: por que esses ataques cresceram? O que está em jogo? Como é a atuação desses hackers? Como podemos nos proteger?

O primeiro passo é identificar, proteger, detectar, responder e recuperar. Estas são as funções que garantem a maior visibilidade à gestão de riscos dentro de uma organização. Isso porque no dia a dia, principalmente nesse novo momento onde colaboradores trabalham remotamente e acessam servidores e informações corporativas fora da empresa.

Nesse sentido, a implementação de backdoors, soluções que permitem o acesso remoto aos sistemas, aparece como a segunda ação mais utilizada pelos atacantes na América Latina (16%) e em nível global (21%). Em terceiro lugar, ficam as contas de email corporativos e as sequestradoras de arquivo de correio eletrônico, com 11% cada. A extorsão e o roubo de dados, com 27% dos casos, são os impactos mais comuns na América Latina, seguido de perdas financeiras, com 20% e a destruição e exfiltração de dados, com 13%.

O pushing segue sendo a principal forma de infecção, totalizando 41% dos incidentes globais, seguido pela exploração de aplicativos públicos , com 26%.

Quando paramos para analisar os setores mais atingidos por ataques cibernéticos percebemos que a manufatura lidera com 24,8% os ataques globais no ano passado. Em segundo e terceiro colocados ficam os segmentos financeiro e de seguros, com 18% dos ataques e serviços profissionais, comerciais e ao consumidor com 14,6%.

Existem vários métodos disponíveis para que as organizações se protejam, tanto de interrupções, como de investidas a informações sigilosas por parte de intrusos. Para saber qual é o recomendado é preciso estabelecer uma estratégia de cibersegurança sólida, visando entender quais dados e recursos de sistema, a sua empresa conta, quais os valores e risco a que eles estão expostos. Por fim, estar sempre vigilante, ter princípios de gestão de riscos para definir o estado de segurança atual e qual é o desejado.

Adalberto Giaretta, diretor de tecnologia da Infodive IT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.