O Google registrará um crescimento no Brasil em torno de 85% neste ano, índice pouco superior ao da América Latina que deve ficar em aproximadamente 80%, de acordo com Alexandre Hohagen, presidente do Google para a América Latina. A região, segundo ele, é onde a companhia terá a maior expansão dos negócios no mundo, com destaque para o Brasil, que comanda as operações da empresa na região.
Segundo Hohagen, a América Latina é hoje uma região estratégica para a companhia. Um sinal disso, aponta ele, é que neste ano foram abertos três novos escritórios na região: México, Argentina e Peru. "Para 2011 devemos inaugurar dois novos escritórios na América Latina", antecipa o executivo.
Um das apostas do Google para os próximos anos será o segmento de mobilidade, no qual a empresa vem tendo forte presença. Hohagen revela que o novo smartphone do Google, batizado de Nexus S, desenvolvido em parceria com a Samsung, chegará ao Brasil no primeiro trimestre do ano que vem.
O executivo frisa ainda que a empresa vem reduzindo a dependência da receita proveniente da venda de links patrocinados. Atualmente, cerca de 98% da receita do Google é vinculada a publicidade e apenas 2% vem de soluções para empresas. A estratégia, segundo Hohagen, é alavancar a área corporativa, entretanto ele reconhece que "o ciclo de mudança nesse segmento é mais longo e que esse processo será mais lento".
O executivo pondera, sem revelar números, que a empresa obteve importante crescimento no segmento corporativo no Brasil, mas que também houve acelerada expansão dos negócios de publicidade, fazendo com que a participação do segmento de empresas na receita total não sido significativo.
- Negócios