Os Correios e a Valid, fornecedora de cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos, firmaram acordo para a criação de uma empresa que prestará serviços como certificação digital, impressão descentralizada e emissão eletrônica de documentos. Conforme os termos do contrato, os Correios terão participação de cerca de 49% na empresa que será criada, a qual está prevista para ser concluída em abril do ano que vem.
O valor do investimento, tanto dos Correios como da Valid – selecionada dentre 360 concorrentes – ainda está em discussão, assim como o plano de negócios dos serviços a serem ofertados. A transação ainda depende da finalização das negociações entre as partes e de providências administrativas, entre elas a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Com a parceria, os clientes poderão receber, por exemplo, extratos bancários ou contas telefônicas por e-mail. A ideia é que no futuro, quem quiser poderá receber a maioria das correspondências de forma eletrônica. Segundo a vice-presidente de negócios dos Correios, Morgana Santos, os Correios querem começar a se equiparar aos grandes players postais do mundo, que têm esse tipo de diversificação de negócios. Ela também destaca a necessidade de redução de mensagens impressas, uma tendência mundial. Com informações da Agência Brasil.