A Enterplay, uma nova solução que oferece vídeo sob demanda, música, jogos e aplicativos na mesma interface através da Internet, foi anunciado nessa quarta-feira, 8, em São Paulo. Para acesso, os consumidores poderão encomendar o setop box através da Cnova (do grupo francês Casino) que reúne as varejistas Extra, Ponto Frio e Casas Bahia. Numa iniciativa inédita, ela contará com um e-commerce na interface da plataforma, que levará o consumidor para o site dos varejistas.
O diferencial da plataforma é o pacote de TV por assinatura, que conta com canais da Fox, Turner, Discovery, Band, além de independentes nacionais como CinebrasilTV e FishTV. Também promete, para breve, os canais HBO. Além disso, terá conteúdos esportivos exclusivos produzidos em parceria com a SportPromotion e a Casablanca. A plataforma quer ter também os canais da Globosat, conta o diretor de operações da empresa, Jorge Salles, ex-executivo da Microsoft, "mas as negociações ainda estão em estágio preliminar". Ele explica que o lançamento terá ações nas redes sociais, e através dos sites das lojas varejistas do grupo Cnova.
Além do IPTV com canais de TV paga, o EnterPlay conta com um serviço de subscription video on demand, com cerca de 2 mil títulos, complementado com a modalidade transacional, pela qual é possível alugar títulos mais recentes. Além disso, alguns pacotes segmentados, com filmes europeus, por exemplo, podem ser assinados por um valor adicional ao da assinatura de R$ 19,90. Entre estes pacotes está um de conteúdo adulto. Como meio de pagamento, ela utilizará a plataforma do Mercado Pago.
Android
A plataforma foi desenvolvida por uma equipe própria e integra todos os serviços. Na grade de programação em vídeo, por exemplo, o usuário pode navegar entre canais abertos e fechados de forma transparente. O stream do vídeo é adaptativo á qualidade da rede. Segundo a empresa, o conteúdo em 1080p precisa de apenas 3 Mbps, enquanto que o standard definition demanda 700 Kbps.
No próximo ano, a plataforma receberá o Mordomo Digital. Trata-se de um sistema que permite buscas nos conteúdos de até 14 dias à frente, através de palavras-chave. O usuário escolhe, então, uma ação para os conteúdos desejados, que podem até ser gravados.
A plataforma conta com recurso de gravação em nuvem, para os conteúdos cujos detentores autorizem esse tipo de ação. Além disso, a gravação em nuvem se dá para todo o conteúdo ao vivo dos canais pagos, permitindo que o usuário assista do começa um programa que já começou. "Isso vale apenas para o conteúdo que está sendo exibido, por que o catch-up tem um valor agregado para os detentores, que podem negociá-los nessa modalidade", explica Salles. Também graças à gravação em nuvem, é possível solicitar a gravação de conteúdo através do app no celular para assisti-lo mais tarde em outro dispositivo.
A caixa, equipada com o sistema Android, traz ainda alguns recursos tecnológicos interessantes. Além de captar o sinal da TV aberta e receber o conteúdo para rede (Ethernet ou Wi-Fi), a caixa conta com entradas USB e MicroSD, protocolo DLNA (para acesso a conteúdos na rede do usuário) e pode atuar como uma roteador Wi-Fi. Além disso, conta com saídas HDMI e AV, esta última para TVs mais antigas. A caixa vem acompanhada de um controle remoto simples, mas há outro modelo opcional que conta com teclado e mouse e facilita a função de navegação na Internet. Também é possível usar smartphones ou tablets para controlar a caixa, através de apps disponíveis para Android e iOS. Ela será fabricada pela Brasilsat, em Manaus, que será responsável pela distribuição ao varejo e aos ISPs, além de assistência técnica. A caixa custa R$ 899,00 e controle remoto avançado R$ 179,00, ambos podem ser adquiridos em dez vezes. Para os ISPs haverá um preço negociado.