Para fazer um retrato do processo de transformação digital das empresas no Brasil, evidenciando os players mais avançados, melhores práticas e desafios, a Isobar desenvolveu o Índice de Maturidade Digital (IMD) Brasil 2019, que avalia a forma como os consumidores são impactados e experienciam digitalmente as marcas. Inspirado em uma iniciativa semelhante da Isobar Estados Unidos, o IMD é baseado na análise de três dimensões: Mobile, Search (Busca Orgânica) e Social (Redes Sociais).
Foram analisadas 284 empresas com faturamento de mais de R$ 1 bilhão¹, dos setores de Varejo, Bens de Consumo, Saúde e Educação e Ensino. O estudo revelou que a grande maioria das marcas analisadas tem maturidade digital básica (48,6%) e madura (32,42%), e apenas 3,75% das marcas são consideradas experts. As dez primeiras colocadas são: Nike, Burger King, Magazine Luiza, Petz, Cobasi, Havan, Adidas, Chilli Beans, Lojas Renner e Ponto Frio.
"As empresas brasileiras já despertaram para o processo de transformação digital, estando em diferentes estágios de desenvolvimento. Falta, porém, uma maior maturidade, abrangência e consistências das ações e estratégias. O segmento de Varejo, dado sua natureza de intensa interação com o consumidor, é o mercado mais adiantado, com vários exemplos de aplicações reais das tecnologias existentes", afirma Luiz Bispo, gerente sênior da Cosin Consulting an a Isobar Company.
Maturidade das marcas por setor
Outra conclusão importante do estudo foi que as marcas digitalmente mais maduras apresentaram melhores resultados financeiros a exemplo do Burger King (valorização de 20% das ações no Brasil de 2017 para 2018) e da Magazine Luiza (suas ações se valorizaram mais de 12 vezes desde 2017).
A Isobar entende a transformação digital sob dois pontos de vista: pela ótica interna, da empresa, ou seja, pelos planos, estratégias, processos e tecnologias que ela adota. Ou pela ótica externa, do consumidor, por meio da percepção e experiência digital, imagem e feedback que ele oferece sobre as marcas (83% dos gestores de marketing afirmam que as habilidades relacionadas a experiência do cliente e comércio que são impecáveis e consistentes em todos os canais são importantes para o sucesso futuro dos negócios²).
O IMD Brasil 2019 concentra-se exclusivamente nesse segundo ângulo, apoiando-se em evidências colhidas nos canais oficiais das marcas ou ambiente on-line, por meio de ferramentas para captura de dados e de análises individuais dos itens. Para o ranqueamentos, agrupamento e concessão de notas, foram estabelecidos critérios objetivos em cada competência.
"A transformação digital mudou a maneira como as empresas moldam seus produtos e serviços. É absolutamente necessário garantir que o cliente esteja no centro da estratégia de qualquer negócio. Neste sentido, a transformação digital mudou a forma como nos relacionamos com este cliente, desde aspectos associados à forma como buscamos conhecê-los, como também pelas diferentes formas de nos relacionarmos e interagirmos. Tudo isto, é essencial para que uma nova transação ocorra, dentro do conceito superconectado, de comodidade e de poder de uma nova geração de consumidores", Jacqueline Santos, gerente de projetos da Cosin Consulting an a Isobar Company.
Análise por dimensão
Um dos grandes motores propulsores da transformação digital, a mobilidade, representada principalmente na figura dos smartphones, não poderia deixar de ser uma das dimensões do IMD. Para este trabalho, foram avaliados três grandes aspectos: Mobile Site (otimização, clicabilidade, legibilidade e funcionalidade), Mensageria (presença e plataforma) e Aplicativos (plataforma, funcionalidades, rating e atualização).
Destaque para os segmentos de Moda (com 5 marcas Experts) e Supermercados (com 10 marcas Maduras), que apresentam mais maturidade. Os mercados em estágios mais iniciais são os de Educação e Ensino (20 marcas Básicas) e Alimentação (29 marcas Iniciantes), que dão seus primeiros passos na transformação digital. "Os aplicativos se consolidaram com uma base para a prestação de serviços. O próximo passo é integrá-los cada vez mais às funcionalidades dos devices (foto, vídeo, localização, voz etc.). Neste ambiente, a comunicação eficiente deve não apenas coordenar a mensagem e público correto, mas também o momento e o canal mais adequados", ressalta Bispo.
Nesta análise, foi considerada a presença e interação das marcas no Facebook e no Instagram. Foram analisados critérios como Tipo de Perfil, Número de Seguidores, Número de Postagens, Abertura, Frequência de Utilização da Página e Engajamento (posts promovidos ou não). Os segmentos que mais se destacaram foram Cosméticos, Moda, Montadoras e Móveis/Eletroeletrônicos, sendo os mais avançados na transformação digital, dentro da dimensão Social. O IMD apontou uma grande capacidade de segmentação por parte das empresas, ativando diferentes públicos com mensagens e canais próprios com otimização de recursos. Além disso, a maioria das marcas ainda utiliza as redes sociais mais com foco na disseminação de suas mensagens, a semelhança dos veículos tradicionais. Ou seja, o potencial dialógico das redes não é plenamente utilizado. "A geração de identificação com o público é o fator-chave para o sucesso das marcas nas redes sociais. Deve-se buscar um equilíbrio entre autenticidade, ou 'faça você mesmo', com profissionalismo. Notamos também que as marcas mais bem avaliadas são aquelas com a capacidade de atuar em grandes temas sociais de forma autêntica", destaca Jacqueline Santos.
Aqui, o enfoque da análise recaiu sobre a performance das marcas, em determinadas palavras-chave relativas a seus mercados, na busca orgânica no Google. Foram pesquisadas cerca de 30 combinações de palavras-chave por segmento de atuação. O IMD mostrou que a maioria das marcas se encontra em estágio Iniciante nesta área, com 43,69% delas. Já as empresas avaliadas como Básicas correspondem a 30,72% do universo estudado. As marcas classificadas como Experts chegam a 3,07% do total e as Maduras abrangem 22,53%. O segmento de Varejo PET foi um dos mais bem avaliados. O resultado deve-se à eficiência de sua comunicação com a construção de conteúdos relevantes para o consumidor como o tema "cuidados animais", bastante explorado pelas marcas. "Existe um desafio para as marcas se posicionarem melhor em 'Search' por meio da criação de conteúdo, de forma que a marca tenha domínio sobre o que é falado sobre ela e seu mercado, e não fique dependente de outros sites de terceiros, como e-commerces, por exemplo", afirma Luiz Bispo.
Outros Insights
Outros pontos importantes identificados pelo estudo foram a dificuldade em uma maior adequação do conteúdo com o momento da jornada de compra em que o consumidor se encontra; o gap entre o conteúdo que o consumidor deseja, o momento e o formato; e o espaço existente para mais conteúdos multimídia em canais proprietários. "Um dos grandes desafios é a integração das estratégias desses canais, de forma que um alavanque o outro, para que se tenha um caminho e um direcionamento mais amplo sobre a transformação digital. Em suma, as marcas devem desenvolver uma inteligência para manter o diálogo com o consumidor", avalia a gerente de projetos da Cosin Consulting.
Além disso, as marcas ainda têm muita dificuldade em incluir em suas estratégias de comunicação regionalismos, especificidades mercadológicas e contextos culturais das diversas regiões no Brasil. "Esta última questão pode parecer menor, mas faz toda a diferença no dia a dia, tanto em relação a palavras-chave de busca, como no estabelecimento de uma comunicação mais próxima", acrescenta a executiva.
Notas;
¹ Em alguns segmentos, foram incluídas empresas com faturamento inferior a R$ 1 bilhão, mas que eram muito relevantes naquele contexto
² Pesquisa Global Isobar com 1000 CMOs e profissionais seniores de marketing sobre Experiência do Cliente chamada "Experiência Criativa: a evolução da CX".
Top 50 – Índice de Maturidade Digital (IMD) Brasil 2019
# |
Marca |
Segmento |
Atuação |
Ranking |
1 |
Nike |
Varejo |
Moda |
Expert |
2 |
Magazine Luiza |
Varejo |
Eletroeletrônicos |
Expert |
3 |
Havan |
Varejo |
Móveis / Eletroeletrônicos |
Expert |
4 |
O boticário |
Varejo |
Cosméticos |
Expert |
5 |
Burger King |
Varejo |
Foodservice |
Expert |
6 |
Petz |
Varejo |
Pet |
Expert |
7 |
Cobasi |
Varejo |
Pet |
Expert |
8 |
C&A |
Varejo |
Moda |
Expert |
9 |
Lojas Renner |
Varejo |
Moda |
Expert |
10 |
Adidas |
Varejo |
Moda |
Expert |
11 |
Leroy Merlin |
Varejo |
Construção |
Expert |
12 |
Chilli Beans |
Varejo |
Moda |
Expert |
13 |
Carrefour / Grupo Carrefour Brasil |
Varejo |
Supermercado |
Madura |
14 |
Eudora |
Varejo |
Cosméticos |
Madura |
15 |
Ponto Frio |
Varejo |
Móveis / Eletroeletrônicos |
Madura |
16 |
Casas Bahia |
Varejo |
Móveis / Eletroeletrônicos |
Madura |
17 |
Polishop |
Varejo |
Eletroeletrônicos |
Madura |
18 |
Etna |
Varejo |
Móveis / Eletroeletrônicos |
Madura |
19 |
Drogaria Araújo |
Varejo |
Drogaria |
Madura |
20 |
Dia% |
Varejo |
Supermercado |
Madura |
21 |
Novo Mundo |
Varejo |
Móveis / Eletroeletrônicos |
Madura |
22 |
Arezzo |
Varejo |
Moda |
Madura |
23 |
Saraiva |
Varejo |
Eletroeletrônicos |
Madura |
24 |
Pernambucanas |
Varejo |
Moda |
Madura |
25 |
Assai |
Varejo |
Supermercado |
Madura |
26 |
Natura |
Varejo |
Cosméticos |
Madura |
27 |
Lojas Riachuelo |
Varejo |
Moda |
Madura |
28 |
Marisa Lojas S.A |
Varejo |
Moda |
Madura |
29 |
Pão de Áçucar |
Varejo |
Supermercado |
Madura |
30 |
Camicado |
Varejo |
Móveis / Eletroeletrônicos |
Madura |
31 |
Panvel |
Varejo |
Drogaria |
Madura |
32 |
Óticas Diniz |
Varejo |
Moda |
Madura |
33 |
C&C |
Varejo |
Construção |
Madura |
34 |
Centauro |
Varejo |
Moda |
Madura |
35 |
Carmen Steffens |
Varejo |
Moda |
Madura |
36 |
Telhanorte |
Varejo |
Construção |
Madura |
37 |
Dr. Consulta |
Saúde |
Plano de Saúde/Seguros |
Madura |
38 |
Schutz |
Varejo |
Moda |
Madura |
39 |
Samsung |
CPG |
Eletroeletrônicos |
Madura |
40 |
Droga Raia |
Varejo |
Drogaria |
Madura |
41 |
Sephora |
Varejo |
Cosméticos |
Madura |
42 |
Farmácias Pague Menos |
Varejo |
Drogaria |
Madura |
43 |
Americanas.com |
Varejo |
Eletroeletrônicos |
Madura |
44 |
Wizard |
Educação |
Educação e Ensino |
Madura |
45 |
FORD |
CPG |
Montadora |
Madura |
46 |
Fast Shop |
Varejo |
Eletroeletrônicos |
Madura |
47 |
Bob's / |
|
|
|
BFFC |
Varejo |
Foodservice |
Madura |
|
48 |
Mr. Cat |
Varejo |
Moda |
Madura |
49 |
Avon |
Varejo |
Cosméticos |
Madura |
50 |
Contém 1g |
Varejo |
Cosméticos |
Madura |