Para diretor da Copel, nível de modicidade tarifária no setor elétrico inibe a inovação

0

As distribuidoras de energia poderiam prestar novos serviços se a regulação da modicidade tarifária do setor não fosse tão onerosa. Essa é a percepção do diretor geral da Copel Distribuição, Marximiliano Orfali. Ele participou nesta quarta-feira, 9, de painel no 5×5 TEC Summit, evento virtual que acontece ao longo desta semana.

Para o executivo, a adoção de tecnologias pelo setor elétrico e as possibilidades que se abrem com modelos de smart grids acabam restringidas pelo fato de as distribuidoras serem obrigadas a reverter parte da receita gerada em redução nas tarifas.

"Temos conversado com a Aneel pois hoje tem uma regra pela qual temos que converter 60% do faturamento para a modicidade tarifária. O que parece ser uma ideia interessante, você dividir com o consumidor o benefício que a rede traz, por outro lado nos inviabiliza muitas vezes de fornecer um novo serviço porque tem que dar parte do faturamento. Se fosse do lucro, a gente entenderia, mas do faturamento, inviabiliza", afirmou.

Segundo ele, com aumento de aplicações tecnológicas nas redes elétricas cresce o número de serviços diferentes da distribuição que poderiam gerar receita para a distribuidora. "Muitos  serviços que virão, ainda nem imaginamos. Outros são mais óbvios, como gerir o consumo da iluminação pública nas cidades, reduzindo a intensidade na madrugada ou aumentando quando preciso. Mas tem o entrave regulatório", ressaltou.

As distribuidoras poderiam ainda, previu, compartilhar a medição de consumo de gás e água, por exemplo, o que reduziria custos para as empresas desses setores. Mas, de novo, ele defendeu que não é possível fazer a conta fechar com as regras atuais de modicidade tarifária. "Nosso setor é extremamente regulado. E a forma como a Aneel lida é por incentivo. Então temos de ter incentivo", concluiu.

Governo

Heron Fontana, superintendente de Smart Grids na Neoenergia, destacou que a regulação para sensoriamento de rede precisa ser aperfeiçoada para ampliar o benefício colhido com a modernização da rede. "São precisos incentivos e ajustes regulatórios. Por exemplo, a questão do reconhecimento da vida útil do ativo, quando isso entra na base de remuneração. Um investimento grande como esse pode levar quatro anos para entrar na remuneração. E a vida útil dele é menor que a vida útil regulatória", afirmou.

 

No caso dos medidores inteligentes, a Aneel considera que este ativo só é depreciado após 13 anos, o que é muito tempo na visão dos executivos. "Existe um descasamento [regulatório] que se não for ajustado, acaba por dar mais insegurança para as distribuidoras investirem", afirmou Fontana.

Caius Malagoli, diretor de Engenharia de Manutenção e Padrões do grupo CPFL Energia, sugere que a Aneel lance mão do fator X para trazer remuneração condizente com as necessidades de investimento das empresas do setor. E cobra mais atenção do governo para as possibilidades trazidas pela inovação em distribuição elétrica.

"Às vezes me parece que a responsabilidade para provar que vale à pena ter uma rede inteligente é apenas da distribuidora, sendo que o benefício é da cadeia inteira: da distribuição, da geração, da transmissão. Isso precisa estar numa esfera além da Aneel, que é no ministério, na Secretaria de Energia. Mas me parece que o tema não chega até ali", afirmou. Redação: Equipe 5×5 Tec Summit.

O evento 5×5 TEC Summit é organizado pelos portais Tele.Síntese, Convergência Digital, Mobile Time, Teletime e TI Inside, com a proposta de debater a modernização de cinco setores essenciais para a economia brasileira. O evento acontece nesta semana, diariamente, até 11 de dezembro. Amanhã, dia 10, a discussão será sobre finanças. Dia 11, se encerra com uma discussão sobre o impacto da tecnologia na indústria de entretenimento. Inscreva-se gratuitamente. As apresentações passadas, sobre os setores de governo, saúde e eletricidade já estão disponíveis.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.