A Nextracker firmou seu primeiro contrato na América Latina com o grupo oEnergy, principal player do mercado chileno para desenvolvimento, construção e/ou operação de usinas fotovoltaicas no segmento de geração distribuída, para fornecer tecnologia de rastreador solar NX Horizon XTR™. A solução de eixo único, que se adapta às variações do solo, foi projetada para ampliar o mercado de energia solar em locais com terrenos inclinados, irregulares e desafiadores.
"A Nextracker está muito satisfeita por poder trabalhar com o grupo oEnergy, a fim de contribuir para a massificação da energia solar no Chile. Com a tecnologia do rastreador NX Horizon XTR™, a empresa poderá economizar muitas toneladas de aço, acelerar cronogramas de construção, minimizar o impacto ambiental e reduzir o risco do projeto", disse Alejo Lopez, VP Latin America Sales da Nextracker.
O NX Horizon-XTR baseia-se no aprendizado obtido com os mais de 75 gigawatts de implantações de rastreadores NX Horizon ao redor do mundo. Os locais com XTR obtêm economias significativas em despesas de capital (Capex) e despesas operacionais (Opex) em pontos selecionados. Isso inclui de 30% a 90% menos trabalho de terraplenagem de 'corte e aterro' e estacas até 91 centímetros mais curtas.
Com plantas operando em mais de trinta países, a Nextracker tem mais de 103 gigawatts (GW) de geração solar de plantas no mundo até o momento. Na América do Sul, é de 12 GW, sendo 2,6 GW no Chile. No Brasil, a empresa bateu a marca de 9 GW em projetos de energia fotovoltaica em usinas grande porte.