A Americanas anunciou a adoção de soluções de planejamento de varejo e cadeia de suprimento baseadas em IA da Relex. Com foco na eficiência operacional e financeira, um dos três pilares de sua nova fase de transformação, a solução será utilizada nas mais de 1.600 lojas e oito centros de distribuição da Americanas em todo o Brasil. A Wysupp, empresa parceira da Relex, fornecerá o apoio necessário durante a implementação da solução.
O projeto inclui a implementação dos recursos avançados da Relex para previsão de demanda e reposição de produtos em todos os centros de distribuição e lojas da empresa. Além disso, a Americanas também utilizará a Relex para otimização de capacidade, planejamento sazonal, gerenciamento de promoções e eventos, otimização de compras e diagnóstico da cadeia de suprimentos.
A amplitude e complexidade da sua cadeia de suprimentos exigiam um sistema que fosse mais unificado e flexível. A Americanas optou pela Relex por conta da tecnologia da plataforma que não requer programação, possibilitando à equipe a criação de processos de negócios que seguem as melhores práticas e regras comerciais adaptáveis — permitindo que atualizações rápidas e ajustes perfeitos sejam feitos sem a necessidade de customizações da ferramenta.
Com a solução, a Americanas busca a flexibilidade necessária para adaptar o sistema às necessidades exclusivas que seus negócios exigem. Além disso, o diagnóstico da cadeia de suprimento proverá informações sobre seu desempenho, indicando causas de eventuais rupturas, desperdício, e excesso de estoque, possibilitando medidas proativas para reduzir o desperdício, melhorar a disponibilidade dos produtos e também tomar decisões com base em dados, melhorando a eficiência geral da cadeia de suprimentos.
"Nosso objetivo é otimizar o estoque, melhorar os custos operacionais e automatizar processos que são críticos. A análise avançada de dados e os recursos baseados em IA da RELEX nos fornecerão os insights necessários para tomar decisões mais informadas, melhorar os níveis de serviço e aprimorar nossas operações gerais de supply chain", explicou Osmair Luminatti, Vice-Presidente Comercial e de Operações da Americanas.