Um dia após a venda de sua unidade de sensores e controles para a Bain Capital por US$ 3 bilhões em dinheiro, a Texas Instruments anunciou nesta terça-feira (10/1) a compra da Chipcon, fabricante de transceptores de radiofreqüência sem fio de curto alcance. A Texas vai pagar cerca de US$ 200 milhões pela empresa e o negócio está previsto para ser concluído até o fim deste mês.
Com a aquisição, a Texas espera ampliar a oferta de soluções de radiofreqüência e fortalecer sua posição em relação ao ZigBee, padrão internacional para aplicações de controle e monitoramento sem fio.
Ao agregar os transceptores da Chipcon e dispositivos ?system on chip? (sistema integrado de hardware e software) às suas tecnologias analógicas, a fabricante de processadores terá condições de oferecer um amplo portfólio de soluções wireless de curto alcance, com aplicações que vão dos eletroeletrônicos e aparelhos domésticos a dispositivos de automação de casas e edifícios.
A tecnologia de rádio da Chipcon hoje pode ser encontrada em aplicações voltadas para o consumidor final, como teclados sem fio e acessórios de jogos, e também em sistemas de segurança e de leitura e medição.
O CEO da Chipcon, Geir Forre, vai liderar o processo de integração entre as equipes de dispositivos wireless de curto alcance e entre os produtos da Chipcon e da Texas. A Chipcon se tornará uma subsidiária da Texas, continuando a operar a partir da sua sede em Oslo, na Noruega. A empresa, que conta com cerca de 120 funcionários, também possui unidades em New Hampshire, na Alemanha, em Hong Kong e em Tóquio.
Nesta segunda-feira (9/1), a Texas anunciou a venda de sua unidade de sensores e controles para a Bain Capital. A unidade fornece sensores e controles para os mercados de controle climático, indústria, automóveis, energia e aviação. O venda não incluiu, no entanto, o braço de identificação por radiofreqüência (RFID) da Texas, que antes fazia parte do grupo de sensores e controles. A área permanecerá com a empresa e integrará o grupo de semicondutores.