Nicholas Negroponte não desiste. Depois de ver fracassar seu projeto de laptop que custaria apenas 100 dólares, o guru tecnológico, criador do Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e do projeto conhecido por OLPC, sigla em inglês para Um Laptop por Criança, apresentou uma nova versão do XO na Consumer Eletronics Show (CES), maior e mais tradicional feira de produtos eletrônicos do mundo, que acontece esta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ainda em protótipo, o XO-3, como vem sendo chamado, terá o formato de tablet, ao contrário da versão anterior que tinha a forma de um laptop pequeno.
Conforme a apresentação do projeto na CES, o formato de tablet irá reduzir os custos de produção do dispositivo, tornando-o mais leve, e diminuir o consumo de energia. O equipamento será capaz de operar de oito a dez horas sem a necessidade de recargar a bateria. Pode ser alimentado por uma manivela, que fornece dez minutos de duração da bateria para uma carga mínima.
O XO-3 terá a cor verde limão e gabinete de plástico resistente a impacto. O blog Gizmodo elogiou o protótipo apresentado no domingo, 8, durante a prévia da CES, dizendo que ele é bem adequado para manuseio por crianças. O tablet vai operar com uma versão do sistema operacional Android, do Google, e um processador ARM de 1 GHz, e terá 4GB de capacidade de armazenamento em flash.
Apesar da mudança de formato, o preço permanecerá o mesmo. O XO-3 será vendido a partir de US$ 100, preço mínimo que o OLPC deve segurar até o lançamento. Para evitar erros do passado, o equipamento terá melhorias como uma opção com tela de 8 polegadas e a possibiidade de recarga solar. A proposta com o XO-3 é que ele também seja comercializado para governos de países emergentes, que desejam distribuir computadores em suas escolas. Mais de 2,5 milhões de modelos de primeira versão foram vendidos até agora.