Pesquisa global da StrongMail junto a 1.002 empresas dos segmentos B2B (business to business) e B2C (business to consumer) revela perspectivas positivas quanto aos investimentos na área de marketing.
Os dados apontam que 45% das empresas pesquisadas aumentarão os orçamentos da área este ano, enquanto 44% esperam mantê-los nos níveis de 2012. Apenas 11% revelaram intenção de reduzir os gastos. Os programas de E-mail marketing, mídia social e mobile lideram a lista de prioridade para os investimentos de marketing em 2013 (Veja quadro 1)
O levantamento identifica uma integração crescente entre programas de mídia social e e-mail marketing. Cerca de 46% dos respondentes planejam aumentar os investimentos na utilização de e-mail para impulsionar o crescimento em seus canais de mídia social, como páginas corporativas no Facebook e no Twitter.
Já a integração dos programas de mobile com e-mail aumentou de 44% em 2012 para 52% em 2013. Perto de 43% dos entrevistados planejam aumentar gastos com mobile marketing — como aplicativos móveis (39%) e alertas de SMS (21%) –, um aumento combinado de 11% em relação ao ano passado
Para os analistas da StrongMail, falta consenso entre as empresas sobre o valor principal do canal móvel. Mas os respondentes elegem como seu principal benefício a fidelização de clientes (44%) seguida de ampliação do alcance (34%) e de conscientização (33%).
A integração de todos esses ambientes no cenário atual, caracterizado por crescente volume de dados dos clientes, configura desafio relevante este ano, segundo os analistas. Essa tarefa preocupa 45,6% dos profissionais de e-mail marketing consultados.
Aumento previsto dos gastos, por programa de marketing | |
Programa | % dos respondentes que planejam aumentar gastos em 2013 |
Email marketing |
55,5% |
Mídia social |
51,3 |
Mobile |
42,8 |
Busca (Search) |
39,8 |
Publicidade |
26,8 |
Feiras e eventos |
17,3 |
Mala direta |
15,4 |
Relações públicas |
13,9 |
Outros |
10,2 |
Fonte: Strongmail, Dez/2012 |
Redução prevista dos gastos, por programa de marketing | |
Programa | % dos respondentes que planejam reduzir gastos em 2013 |
Mala direta |
37,4% |
Feiras e eventos |
33,6 |
Publicidade |
23 |
Relações públicas |
11,6 |
Busca (Search) |
9,3 |
Mídia Social |
4,8 |
Email marketing |
2,4 |
Fonte: Strongmail, Dez/2012 |
Mídia Social – Aumento de gastos previstos para 2013 | |
Programa | % de respondentes que planejam aumentar gastos em 2013 |
Marketing no Facebook |
39,6% |
Gestão de mídia social |
26,5 |
Campanhas virais de referência |
23,6 |
Marketing no Twitter |
23,3 |
Junção de dados sociais ao banco de dados de clientes |
18,0 |
Pessoal |
16,1 |
Treinamento e educação |
15,7 |
Marketing no Pinterest |
14,9 |
Plataformas de escuta |
14,8 |
Serviços de agências |
13,9 |
Fonte: Strongmail, Dez/2012 |
(com tabelas e informações do Center for Media Research/MediaPost)
Fonte da imagem: Locaweb