E-mail marketing, mídia social e mobile lideram prioridades este ano, diz pesquisa global

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    Pesquisa global da StrongMail junto a 1.002 empresas dos segmentos B2B (business to business) e B2C (business to consumer) revela perspectivas positivas quanto aos investimentos na área de marketing.

    Os dados apontam que 45% das empresas pesquisadas aumentarão os  orçamentos da área este ano, enquanto 44% esperam mantê-los nos níveis de 2012. Apenas 11% revelaram intenção de reduzir os gastos. Os programas de E-mail marketing, mídia social e mobile lideram a lista de prioridade para os investimentos de marketing em 2013 (Veja quadro 1)

    O levantamento identifica uma integração crescente entre programas de mídia social e e-mail marketing. Cerca de 46% dos respondentes planejam aumentar os investimentos na utilização de e-mail para impulsionar o crescimento em seus canais de mídia social, como páginas corporativas no Facebook e no Twitter.

    Já a integração dos programas de mobile com e-mail aumentou de 44% em 2012 para 52% em 2013. Perto de 43% dos entrevistados planejam aumentar gastos com mobile marketing — como aplicativos móveis (39%) e alertas de SMS (21%) –, um aumento combinado de 11% em relação ao ano passado

    Para os analistas da StrongMail, falta consenso entre as empresas sobre o valor principal do canal móvel. Mas os respondentes elegem como seu principal benefício a fidelização de clientes (44%) seguida de ampliação do alcance (34%) e de conscientização (33%).

    A integração de todos esses ambientes no cenário atual, caracterizado por crescente volume de dados dos clientes, configura desafio relevante este ano, segundo os analistas. Essa tarefa preocupa 45,6% dos profissionais de e-mail marketing consultados.

    Aumento previsto dos gastos, por programa de marketing
    Programa % dos respondentes que planejam aumentar gastos em 2013
    Email marketing

    55,5%

    Mídia social

    51,3

    Mobile

    42,8

    Busca (Search)

    39,8

    Publicidade

    26,8

    Feiras e eventos

    17,3

    Mala direta

    15,4

    Relações públicas

    13,9

    Outros

    10,2

    Fonte: Strongmail, Dez/2012


    Redução prevista dos gastos, por programa de marketing
    Programa % dos respondentes que planejam reduzir gastos em 2013
    Mala direta

    37,4%

    Feiras e eventos

    33,6

    Publicidade

    23

    Relações públicas

    11,6

    Busca (Search)

    9,3

    Mídia Social

    4,8

    Email marketing

    2,4

    Fonte: Strongmail, Dez/2012


    Mídia Social – Aumento de gastos previstos para 2013
    Programa % de respondentes que planejam aumentar gastos em 2013
    Marketing no Facebook

    39,6%

    Gestão de mídia social

    26,5

    Campanhas virais de referência

    23,6

    Marketing no Twitter

    23,3

    Junção de dados sociais ao banco de dados de clientes

    18,0

    Pessoal

    16,1

    Treinamento e educação

    15,7

    Marketing no Pinterest

    14,9

    Plataformas de escuta

    14,8

    Serviços de agências

    13,9

    Fonte: Strongmail, Dez/2012

    (com tabelas e informações do Center for Media Research/MediaPost)

    Fonte da imagem: Locaweb

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