Google recebe ultimato da UE para mudar apresentação dos resultados de buscas

0

Apesar de ter se livrado do processo de investigação de práticas anticompetitivas nos EUA, o Google vem enfrentando forte pressão da Comissão Europeia. De acordo com o jornal britânico Financial Times, diferentemente do acordo fechado com a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) na semana passada, o órgão regulador da União Europeia quer que o gigante das buscas mude a forma de apresentação dos resultados de buscas, caso queira que as investigações sobre "desvio de tráfego" para seus próprios serviços sejam suspensas.

Na última quinta-feira, 3, a FTC encerrou a investigação sobre o Google por práticas anticompetitivas, ao concluir que não há prejuízo à livre competição em razão da manipulação dos resultados de buscas pela companhia, que conseguiu assim manter o direito de decidir a ordem das páginas durante uma consulta.

Já o chefe da Comissão Europeia, Joaquin Almunia, quer impedir que o Google influencie a escolha dos consumidores, deixando os serviços de rivais em segundo plano. "Ainda estamos investigando, mas a minha convicção é que estão desviando o tráfego", disse Almunia ao Financial Times, referindo-se ao tratamento preferencial do Google a seus próprios serviços. “Eles estão monetizando esse tipo de negócio usando a forte posição que eles têm no mercado global de buscas nas internet e acho que há um abuso dessa posição dominante".

Em 2010, a Comissão Europeia iniciou uma averiguação das supostas práticas anticompetitivas no mercado de buscas na internet no continente, quando surgiram acusações de diversos concorrentes locais de que Google favorecia suas próprias páginas — como mapas, detalhes de voos ou informações de comparação de preço — nos resultados das buscas.

Após diversas tentativas de negociação, o Google apresentou uma proposta à Comissão Europeia, em outubro do ano passado, sugerindo colocar sua marca em seus mapas próprios, nas cotações de ações, detalhes de voos de companhias aéreas e outras informações de buscas, numa tentativa de acabar com as críticas de que estaria utilizando outros serviços de informações especializadas como se fossem seus. Ainda assim, os concorrentes avaliavam que a empresa continuaria promovendo seus próprios serviços em detrimento de outros nos resultados. Em dezembro, a Comissão Europeia estipulou até este mês como prazo para que a empresa mude suas práticas e adeque seu mecanismo de buscas às normas vigentes no continente.

Almunia explicou ainda que a rara divergência com a FTC no caso se dá pelos diferentes padrões legais para abuso de posição dominante, bem como a forte posição do Google na Europa (onde a empresa lida com mais de 90% das buscas), e descartou a ideia de que sua intervenção causará um conflito com os EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.