Os assuntos voltados para o meio ambiente vêm ganhando notoriedade nas últimas semanas, principalmente com a realização da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 – COP26. Há algum tempo, atendendo às demandas de organizações ambientais e de um público cada vez mais exigente e consciente, empresas de todos os portes passaram a se alinhar aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance), que ganhou dimensão muito grande neste período em que atenção do mundo está em avançar no combate às mudanças climáticas.
Uma pesquisa recente, realizada pelo think tank internacional Carbon Brief, apontou que o Brasil está entre os maiores poluidores do mundo, aparecendo em quarto lugar no ranking mundial que contabiliza a liberação de gás carbônico. E foi refletindo sobre esse assunto que a Mobees, plataforma de mídia exterior digital sobre carros de aplicativos em funcionamento no Rio de Janeiro, acaba de firmar uma parceria com a Carbonext, plataforma que ajuda empresas a compensar emissões de gases do efeito estufa.
O CEO e cofundador da Mobees, Fábio Barcellos, conta que a startup tem como propósito impactar a comunidade, promovendo crescimento econômico e melhorando a vida das pessoas e cidades. "Avaliamos os impactos das atividades dos carros de aplicativos, já que os automóveis são um dos principais responsáveis pela emissão de gases poluentes. Ainda que esses carros já estivessem em circulação, independente da existência da Mobees, queremos fazer a nossa parte e contribuir com o meio ambiente", afirma o executivo.
A Mobees irá compensar suas emissões de carbono com a Carbonext, que gera cerca de 5 milhões de toneladas de créditos de carbono ao ano, com a gestão de mais de 1 milhão de hectares da Floresta Amazônica, onde atua combatendo o desmatamento. A Carbonext faz a gestão de áreas em risco de desmatamento, protegendo sua biodiversidade e estimulando a bioeconomia local. Via a venda de créditos, a empresa devolve à floresta 70% da renda gerada pela comercialização dos créditos para defesa e monitoramento da área, contribuindo também para o benefício e desenvolvimento da população local.
Para Janaína Dallan, CEO da Carbonext, parcerias como essa estimulam cada vez mais empresas e pessoas a refletir sobre a importância da neutralização de emissões, manter a floresta em pé e o impacto do aquecimento global para o planeta e as gerações futuras.
"Todos nós precisamos agir agora. Essa parceria chega em ótimo momento para amplificar a diversos públicos, desde as empresas que buscam as mídias da startup até seus motoristas e clientes, a necessidade de preservar a floresta de pé. Nosso esforço é no sentido de conectar a floresta e as cidades, para desenvolvimento sustentável do planeta e desenvolvimento da bioeconomia", diz Janaína.
Os veículos parceiros da adtech, que rodam cerca de 1 milhão de km por mês, o equivalente a 25 voltas ao planeta Terra, contribuirão de forma direta com o meio ambiente, já que um crédito de Carbono corresponde a 1 tonelada de CO2. Isso impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, principalmente nas grandes cidades como no Rio de Janeiro.
Atualmente a Mobees possui cerca de 200 veículos parceiros na sua frota, com planos de expansão para 1000 veículos no próximo ano. A neutralização da emissão de carbono acontecerá em todos os carros parceiros da empresa. Com base na projeção de quantos km cada parceiro roda, a adtech adquirá créditos de carbono equivalentes com Carbonext. Ao final de cada mês, será repassada a quantidade de quilômetros realmente percorridos para o ajuste.
Hoje, a startup conta ativamente com mais de 45 clientes em vários segmentos, sendo nomes como Faculdade Descomplica, Unimed, Motorola, TIM, Oi, Claro, GloboPlay, HBO GO, Diageo, O Boticário, Dasa, entre outros, que indiretamente estão contribuindo com essa causa e para o combate à poluição, e espera que outras empresas se engajem neste projeto sabendo que causarão grande impacto social na vida dos motoristas e também ambiental.
As ações de impacto da Mobees vêm sendo observadas, prova disso foi a recente seleção da adtech na primeira colocação na fase inicial do III Desafio COR Rio de Inovação para cidades inteligentes. O COR é responsável por gerenciar uma agência de notícias, que funciona 24 horas por dia nas redes sociais e se torna fonte oficial de informações para a população em situações de emergências urbanas. As telas 100% digitais e onipresentes da Mobees serão integradas ao maior Centro de Operações Urbanas da América Latina, para tornar a comunicação com a população mais concreta e factual.