A Alcatel e a Oracle anunciaram a intenção de desenvolver e comercializar uma solução convergente de faturamento e cobrança. A nova ferramenta será composta pelo sistema de billing em tempo real da Alcatel e o pacote E-Business Suite da Oracle, e tem como principal apelo a capacidade de oferecer às operadoras de telefonia fixa e móvel uma arquitetura que simplifique as operações e reforce suas capacidades de marketing e de respostas ao mercado.
Segundo as fabricantes, a solução permitirá às operadoras oferecer o mesmo nível de serviço, independentemente do tipo de assinatura ou de acesso, para a convergência fixo-móvel, voz sobre IP (VoIP), entre outras. No caso dos serviços móveis pré-pagos, por exemplo, o cliente poderá escolher entre receber uma fatura com todas as ligações efetuadas ou automaticamente recarregar sua conta a cada mês. Um usuário pós-pago poderá solicitar em tempo real o custo de determinados serviços, como ligações internacionais, serviços de dados e outros.
Outra característica da nova ferramenta, apontada pelas empresas, é que as operadoras terão condições de tomar decisões apropriadas quando os limites de consumo de um cliente forem atingidos ?? por exemplo, notificar o usuário, suspender o serviço, aplicar uma taxa ou permitir que o usuário acesse em tempo real o extrato da sua conta.
A Alcatel oferecerá diferentes tipos de acesso, provisionamento da rede, supervisão das sessões, mediações on-line e off-line, bem como produtos para a agregação do faturamento. A solução será pré-integrada ao E-Business Suite e suas aplicações de CRM e ERP. A Oracle também planeja oferecer uma única aplicação para gerenciamento de dados, visualização de clientes e fluxos. Espera-se que a solução pré-integrada execute também um procedimento de ?ordem de pagamento? e inclua a ativação da rede inteligente da operadora.
?A Alcatel e a Oracle são parceiras há mais de dez anos e decidimos lançar esse projeto inovador que alia as melhores capacidades técnicas e comerciais das duas empresas. A combinação permitirá às operadoras um aumento significativo nos seus negócios, capacitando-as a lançar novos serviços em curto espaço de tempo. Assim, poderão oferecer aos clientes um atrativo e dinâmico pacote e estes se beneficiarão de um serviço em tempo real,? afirmou Lars Wahlström, vice-presidente de telecom e mídia da Oracle para Europa, Oriente Médio e África.
?Essa nova solução integra a estratégia do programa de renovação da Alcatel, que é baseado em tecnologia de informação, e espera-se que aperfeiçoe a eficiência de custos e a receita das operadoras?, completa Marc Rouanne, diretor de operações das atividades de comunicações móveis da Alcatel. ?Nosso objetivo é atender as operadoras que procuram soluções de faturamento convergente, redução de custos pela renovação da forma de cobrança e diferenciação da concorrência.?