A operadora de TV por assinatura NET Serviços é mais uma empresa a apostar no outsourcing como forma de reduzir custos, otimizar controles e racionalizar os processos de impressão e produção de documentos. Depois de uma concorrência que envolveu oito grandes fornecedores do setor, a NET escolheu a Simpress, distribuidora da Ricoh no Brasil, para ser a fornecedora das soluções de impressão e gestão de documentos que engloba, até o momento, a unidade de São Paulo, a NET Serviços e as operações em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Campinas. Além disso, está em fase de estudos a extensão dos serviços para mais seis unidades, das 47 que compõem a rede NET em todo o país.
?Buscávamos um único fornecedor que pudesse atender a nossa demanda de maneira integrada, tanto em termos de recursos tecnológicos, quanto em termos de disponibilidade de serviços e suporte contínuo e especializado, mas antes de procurarmos um parceiro, estudamos muito nosso ambiente para entender o que realmente precisávamos e não cair no erro de comprar uma solução de prateleira que não nos atendesse. É muito importante conhecer o ambiente interno e as demandas verdadeiras para depois procurar a solução?, explica Rogério Amaro, consultor interno de TI da NET.
Ele conta que a escolha recaiu sobre a Simpress, não somente pela sua estrutura de atendimento e experiência em outsourcing, mas principalmente pela flexibilidade demonstrada em não impor uma solução pronta, de prateleira, levando em consideração todas as especificidades do negócio.
Assim como a grande maioria das empresas, a NET dispunha de um legado que incluía um elevado número de equipamentos de cópias e impressão, com tecnologias e fornecedores variados. ?Precisávamos mudar esse cenário para que pudéssemos adequar os serviços à nossa real demanda e, principalmente, passar a ter controle sobre a produção de forma a garantir um melhor gerenciamento dos recursos e custos de impressão na companhia?, diz Amaro.
Iniciado pelas unidades da NET São Paulo e NET Serviços, o projeto de reengenharia de impressão, contemplou não somente a adequação dos equipamentos às demandas, mas também a implantação de processos e sistemas de controle da produção. Nessas duas operações a NET tem cerca de mil usuários que produzem uma média mensal de 450 mil páginas.
?A estrutura desenhada é composta de uma central de serviços de cópias e impressão, além de ilhas departamentais, todas monitoradas por meio do software SmartDeviceMonitor,? explica Vittorio Danesi, diretor superintendente da Simpress. Desenvolvido pela Ricoh, o software permite que a equipe de seis funcionários da Simpress residentes na NET monitore remotamente todo o parque de equipamentos e promova as necessárias reposições de insumos e manutenções nos equipamentos antes que o usuário necessite ou sinalize.
Para atender a necessidade de controle da produção, a Simpress optou pela integração de um software de bilhetagem com relatórios de consumo por centro de custos e usuários. ?Para nós, esse é um dos pontos altos do projeto, pois hoje temos total controle e podemos visualizar tudo o que está sendo impresso, o que nos dá muito mais segurança para trabalhar a gestão da produção e promover mudanças que resultem na redução de custos desnecessários?, afirma Amaro.
Com os resultados obtidos em São Paulo, o projeto já está sendo ampliando para outras localidades onde a NET mantém operações. ?Já implantamos em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, estamos implantando em Campinas e já temos projeto para outras cidades?, adianta Amaro. Para ele, essa expansão reflete a satisfação com os resultados obtidos em São Paulo somada à tranqüilidade proporcionada pela rede nacional de atendimento Simpress, que conta hoje com 110 representantes em todo o país, o que permite uma resposta rápida às necessidades de suporte técnico, manutenção e reposição de insumos, independente da localização.