Google anuncia testes de FTTH nos Estados Unidos

0

O apelo que o Google vem fazendo ao órgão regulador norte-americano FCC em prol da inclusão de um "acesso universal de ultravelocidade" no plano nacional de banda larga dos Estados Unidos ganhou mais força. O gigante de Internet anunciou em seu blog nesta quarta, 10, que planeja construir e testar redes banda larga de ultravelocidade em um pequeno número de localidades daquele país. As redes de fibra óptica chegarão até as casas dos usuários (FTTH) com velocidades de até 1 Gbps. A expectativa é de que estas redes cubram entre 50 mil e 500 mil pessoas e ofereçam o serviço de acesso a preços competitivos.
A empresa lançou uma RFI (request for information) para selecionar as localidades e receberá inscrições de governos locais e da própria população até o próximo dia 26 de março. Os nomes das localidades escolhidas serão anunciadas até o final do ano.
A intenção do Google é operar redes de fibra óptica abertas de forma transparente, deixando para o usuário a escolha do provedor de serviços e ainda testar uma nova geração de aplicativos para essas conexões de ultravelocidades. Entre as possíveis serviços estão aplicações de telemedicina em 3D e videoconferência 3D e downloads de conteúdos em alta definição.
Esta não é a primeira iniciativa do Google em redes de acesso. O grupo é acionista do consórcio entre operadoras de cabo, a Sprint e a Clearwire para desenvolver acesso WiMax e também participou de leilões de faixas do espectro para serviços banda larga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.