A implantação de conexão à internet sem fio em aviões ganhou força nos últimos anos e a tendência é que este mercado cresça ainda mais, segundo revela uma recente pesquisa da In-Stat. De acordo com o estudo, em 2015, os serviços de banda larga a bordo devem gerar receita de US$ 1,5 bilhão e as implantações superarão a marca de 6,1 mil aviões em todo o mundo.
Ainda segundo o levantamento, as taxas de crescimento do setor subiram significativamente, passando de uma média de 4% em 2010 para 7% em 2011, ano em que 1.835 aeronaves foram habilitadas com o serviço Wi-Fi. Atentos ao crescimento do mercado, os provedores de banda larga em voos começam a introduzir serviços adicionais aos passageiros como de voz e vídeo, além de serviços operacionais.
De acordo com o analista Amy Cravens, a variedade de dispositivos habilitados à conexão Wi-Fi mudou consideravelmente, o que deve alterar significativamente o uso de banda larga em voos. “Mais passageiros embarcam com smartphones, tablets e laptops habilitados a utilizar o serviço”, apontou.