O Yahoo está em fase adiantada de negociações para firmar uma parceria com Yelp, site de recomendações que reúne avaliações de consumidores sobre restaurantes, lojas, serviços, etc. O objetivo do Yahoo com a aliança é melhorar seus resultados de busca e atrair novos usuários, de acordo com uma pessoa próxima à empresa de internet ouvida pelo The Wall Street Journal, na sexta-feira, 7.
Segundo a fonte, a CEO Marissa Mayer revelou planos para incorporar listagens de empresas do Yelp, comentários gerados por usuários e fotos em resultados do mecanismo de busca do Yahoo. Ainda conforme a fonte, o novo recurso estará disponível já nas próximas semanas na versão americana do site.
A parceria faz parte dos esforço do Yahoo para distinguir-se dos líderes de mercado: Bing, da Microsoft, e Google. Em dezembro do ano passado, a participação do Yahoo no mercado de buscas atingiu 10,8%, na comparação com os 18,2% do Bing e 67,3% do Google, segundo a comScore.
A fonte não soube detalher os termos específicos do acordo Yahoo-Yelp, como, por exemplo, com será a partilha da receita. O The Wall Street Journal informou que tanto Yahoo quanto o Yelp não quiseram comentar o assunto. O que sesabe é que o Yelp tem parcerias de conteúdo semelhantes com a Microsoft e a Apple.
Em agosto do ano passado, o Yelp inaugurou a versão em português do serviço, passando a concorrer diretamente com empresas como Kekanto, Apontador, Foursquare e até o Google — em seu serviço de mapas —, que já mantinham páginas semelhantes, reunindo avaliações de consumidores sobre restaurantes, lojas e serviços.